Com foco na transformação das rotinas dos profissionais que atuam com pessoas com deficiência está sendo desenvolvido na Apae de Colina o projeto “Capacitação, Inclusão e Humanização”.
As atividades são direcionadas para os profissionais da Apae que, desde o último dia 20, estão participando de oficinas de capacitação em humanização com foco no atendimento às pessoas com deficiência. Também têm acesso a atividades culturais que permitem o aprendizado lúdico, o fortalecimento de vínculos, o cuidado integral e o acolhimento no ambiente de saúde.
Os participantes refletem sobre o ato de cuidar e o papel imprescindível dos profissionais de saúde na sociedade e na inclusão, sendo incentivados também a se expressar através das atividades artísticas, como produção fotográfica, criação de materiais visuais e jogos de tabuleiro.
EXPOSIÇÃO
Com as imagens produzidas nas oficinas será montado um painel de reflexões e expressões dos participantes, que ficará disponível para apreciação das pessoas que diariamente passam pela entidade.
As palestras são abertas aos profissionais de saúde de Colina e o objetivo é sensibilizar o público para o resgate dos valores humanos, através da humanização e da inclusão no atendimento, abordando conhecimentos técnico e teórico.
A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Saúde, pelo SUS 35 anos e pela ONG ImageMagica, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e conta com o patrocínio da Tereos, Europ Assistance, Vinland Capital e Wealth High Governance (WHG).

