O investimento na perfuração de novos poços artesianos tem deixado Colina numa situação privilegiada em relação a muitos municípios, que são abastecidos por captação superficial de água e ficam reféns da capacidade dos reservatórios, que dependem das chuvas para garantir o abastecimento à população.
Os poços artesianos sofrem bem menos a influência da estiagem, pois a água é bombeada dos aquíferos, garantindo a permanência do fornecimento à aproximadamente 8 mil pontos de água espalhados pela cidade, conforme dados do SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina.
Segundo o diretor, Ricardo Casagrande, atualmente Colina possui 22 poços artesianos e contará com mais quatro novos poços perfurados na cidade, sendo dois através do convênio “Água é Vida”, celebrado entre a Prefeitura e o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, autarquia do Governo Estadual, que prevê também a instalação de caixas d’água com capacidade de 50 mil litros; um poço executado por meio da empresa responsável pelo loteamento Jardim Tropical e outro poço construído pela empresa responsável pelo Jardim Jockey Club II, cumprindo assim as exigências solicitadas pela Prefeitura Municipal.
A execução do convênio “Água é Vida” se dá em duas etapas. Um dos poços está sendo perfurado na Cohab 3, ao lado da creche do bairro. “A caixa d’água da Cohab 3 sempre foi abastecida pelo reservatório elevado próximo à prefeitura. Estamos perfurando um novo poço que abastecerá somente o bairro. A água que sobrará no reservatório elevado será direcionada para outras regiões da cidade que necessitem ou para suprir deficiências que apareçam na rede”, destacou Ricardo.
MAIS POÇOS
O Jardim Universal também contará com um poço que será perfurado na entrada do loteamento, próximo ao Banespinha. Outro poço também já foi perfurado no Jardim Santa Lúcia.
“A perfuração é a 1ª etapa do convênio. E, posteriormente, será executada a 2ª etapa, para atingir maior vazão”, explicou Casagrande que ressaltou que o trabalho de perfuração é realizado pelo DAEE e o SAAEC monitora e auxilia os serviços caso necessário.
O pedido de perfuração dos poços foi feito ao governador Rodrigo Garcia pelo prefeito Dieb, que já está negociando a liberação de mais recursos para sequência da 2ª etapa, que consiste na conclusão da perfuração.
“Colina realmente vive uma situação de conforto em relação a muitos municípios que sofrem com a falta d’água, principalmente durante o período mais seco do ano. Nas minhas quatro gestões, busquei recursos para construção de poços, pois sei que este é o caminho para suprir a falta de água ocasionada pelo alto consumo e o aquecimento global. Agradeço o governador Rodrigo Garcia pela parceria, atendendo Colina em diversos setores”, destacou Dieb.