Dia 18 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 19 – Domingo
08h – Missa na matriz
09h30 – Missa com as Crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 22 – Quarta-Feira
19h30 – Missa na matriz com imposição das Cinzas e abertura da Campanha Da Fraternidade
“A RADICALIDADE DO AMOR”
As três leituras deste próximo final de semana, nos convidam á santidade. Ser santo significa ser bom e amar gratuitamente como o Pai!
A leitura de Lv 19,1-18 – nos exorta a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. O amor a Deus e ao próximo estão interligados. A prática desses dois tipos de amor leva-nos a imitar Deus: ser santos como Deus é santo!
A leitura de 1Cor 3,16-23 – Paulo sustenta que a comunidade cristã é templo de Deus. E, como templo de Deus, todos os seus membros devem abraçar a sabedoria da cruz revela quão gratuito é o amor de Deus. Revela também a força de Deus: a desmedida do seu amor! Sua sabedoria consiste numa vida doada, inteiramente gratuita. A cruz indica qual deve ser a vida do cristão. Quem se deixa conduzir por sua sabedoria possui já, aqui e agora, a vida eterna!
No Evangelho de Mt5,38-48 – Jesus reinterpreta o mandamento do amor ao próximo. Sua reinterpretação é revolucionária: amar até mesmo o inimigo. Essa é a única maneira de amar gratuitamente, como o Pai.
Toda a reinterpretação que Jesus faz no capítulo 5 de Mateus, bem como o programa de vidado discípulo, exposto nas bem-aventuranças, culminam no último versículo desse capítulo: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. Ser santos (Lv19,2), ser misericordiosos como ele (Lc 6,36) e ser perfeitos como o Pai (Mt5,48) se equivalem. Ser santo, misericordioso e perfeito consiste em amar gratuitamente.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco