Dia 23 – Quinta-feira
09h – Reunião do Conselho Diocesano de Presbíteros – Barretos
Dia 25 – Sábado – 1º DOMINGO DA QUARESMA
19h – Missa na Matriz
Dia 26 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as Crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 28 – Terça-feira
19h30 – Via-sacra na Matriz
Dia 01 – Quarta-Feira
19h30 – Missa com novena na Matriz
“AS TENTAÇÕES”
A liturgia desta primeira semana da quaresma nos coloca diante das tentações de Jesus. Jesus foi realmente tentado, Ele precisa tomar uma posição clara em relação à forma concreta de realizar a sua missão. As tentações foram uma luta interior que se concentrou no tempo em que Jesus passou no deserto, mas se estendeu por toda a sua vida. Jesus sai desse conflito com duas certezas: o Reino de Deus chegou; o serviço a Deus e aos irmãos é o caminho da salvação. Nós também somos constantemente tentados: seguir Jesus ou seguir as ilusões do mundo? Amar a Deus e aos irmãos ou viver egoisticamente?
Se, para Israel, as tentações foram espaço de perdição, para Jesus as mesmas tentações tornam-se promessa de salvação graças àquele que as venceu. O domínio de satanás sobre os homens e as mulheres foi vencido por Jesus. Em Jesus, a pessoa de fé passa como que através de uma porta estreita e entra no “aqui e agora” da salvação.
Ele não venceu só no passado, pela força do Espírito, ele vence ainda hoje, na fé dos discípulos e da discípula que o ouvem para serem salvos. As tentações são o tecido do dia-a-dia da vida cristã: são a luta necessária contra o mal e os custos que o bem acarreta. Ruins em si, têm, porém, um lado positivo: são um sinal de “estamos” no mundo, mas não “somos” do mundo, pois pertencemos ao Senhor Jesus.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco