Quem nunca ouviu falar na famosa “vacina do cio”? Quem é proprietário de alguma cadelinha ou gatinha, com certeza já ouviu, pensou em usar ou o pior, já fez seu animalzinho levar uma picada desta contracepção horrenda! O uso irregular deste produto pode causar muitos danos à saúde de seu animal.
O fácil acesso a esta medicação em casas agropecuárias e a falta de informação dos balconistas, muitas vezes leva a danos irreversíveis a saúde de cadelas e gatas. Essa medição pode induzir sua fêmea a vários problemas como, por exemplo, piometra (que é a infecção de útero), problemas hormonais, câncer de mama, aborto e muitas vezes quando aplicada para realmente causar o aborto ela “falha” e leva a uma gestação repleta de filhotes defeituosos.
A melhor coisa a se fazer ainda é a castração. A castração, diferente do que muitos pensam só trás benefícios para a fêmea, evitando assim infinitas doenças reprodutivas e também agindo de forma preventiva contra o câncer de mama. Cadelas castradas antes do primeiro cio reduzem imensamente o risco de adquirirem um câncer de mama na velhice. Outra lenda urbana é aquela que “a cadela precisa ter pelo menos uma cria em sua vida”!
Mentira! Mais uma vez isso é história de leigos. Por isso, caros leitores, insisto, deixem seus animais em boas mãos, procure sempre um profissional da área, um médico veterinário de sua confiança, ele lhe dará todas as orientações para contracepção corretas.
Mv. Ms. Patrícia Monteiro de Barros
CRMV 22310