Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 30/05 a 05/06

Dia 30 – Quinta-Feira – CORPUS CHRISTI

16h – Missa e procissão na comunidade São Benedito – Procissão após a missa, subindo a Rua 13 de Maio até a Matriz.

Dia 31 – Sexta-Feira

19h30 – Inauguração da Capela Nossa Senhora do Desterro

Dia 01 – Sábado

19h – Missa na Matriz com coroação de Nossa Senhora

Dia 02 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz e coroação de Nossa Senhora

19h – Missa na Matriz

Dia 04 – Terça-Feira

19h30 – Missa na Paróquia de Santo Antônio-Barretos

Dia 05 – Quarta-Feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

“EUCARISTIA: FONTE DE COMUNHÃO COM DEUS E COM OS IRMÃOS”

         Nesta semana iremos celebrar a festa de Corpus Christi. Nesta liturgia, celebramos três festas em uma só: a festa da Eucaristia, a festa do sacrifício de Cristo e a festa da real presença de Jesus. A festa do Corpo e Sangue do Senhor, em nossa fé católica, ecoa a Quinta-Feira Santa, quando Jesus institui a Eucaristia. A Igreja nos oferece mais uma oportunidade para recordar esse evento salvífico, por meio do qual Jesus Cristo dá sua vida por nós.

         A solenidade do Corpo de Cristo foi estabelecida com três propósitos: como Igreja Universal, dar graças e louvores pela constante presença de Cristo na Eucaristia; instruir o povo de Deus acerca do mistério de fé e devoção que cerca a Eucaristia; ensinar-nos a apreciar e usufruir o grande dom que é a Santa Eucaristia na vida da Igreja e de cada batizado.

         As leituras deste dia nos ajudam a refletir sobre o significado da Eucaristia. A Eucaristia é um sacrifício e um sacramento. A leitura de Ex. 24, 3-8 – recorda que o povo no deserto renovou a aliança com Deus mediante a ação de Moisés, que como mediador entre Deus e seu povo, ofereceu um animal em sacrifício.

         A leitura de Hb. 9, 11-15 – nos diz que a vida oferecida por Jesus em sacrifício lhe dá o direito de acesso ao santuário espiritual. O Evangelho de Mc. 14,12-26 – nos apresenta os preparativos da última ceia pascal de Jesus com seus discípulos, inserida no contexto de sua paixão, morte e ressurreição para salvação da humanidade.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco