A Prefeitura, por meio do SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina, em parceria com o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, estão realizando a obra de substituição da rede de abastecimento de água potável, uma das ações primordiais no combate às perdas de água.
Estão sendo executados 3.723,85 metros de rede. Os novos tubos de PVC possuem diâmetro de 50 milímetros e os ramais prediais com tubos de PEAD de 20 milímetros. Haverá também a setorização dos trechos, que consiste em instalar registros para facilitar os trabalhos futuros de manutenção, evitando desperdícios.
O percurso da nova tubulação compreende trechos das seguintes ruas e avenidas: Ruas Antônio Paulo de Miranda, José Marques de Oliveira, 13 de Maio, Antônio Guarnieri, 7 de Setembro, Luiz Camargo e nas Avenidas: Luiz Lemos de Toledo, Pio de Mello Nogueira, Jaborandi e Expedicionário Roberto Marcondes.
A obra tem como objetivo garantir a modernização da rede de abastecimento, assegurando qualidade no serviço de distribuição de água para a população de Colina, influenciando diretamente na redução dos índices de perdas físicas de água tratada no município. Mais do que isso, a nova estrutura hidráulica vai melhorar o abastecimento de todo o município.
O prefeito Dieb disse que esta é uma obra necessária para melhorar o abastecimento de água no município, considerando que as antigas tubulações são responsáveis por elevada taxa de perda de água tratada. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Autarquia nos últimos anos, durante suas gestões como Prefeito e as conquistas do município na área de saneamento. “Realizamos importantes investimentos em saneamento básico, tais como a substituição das redes de abastecimento de água antigas, por novas tubulações. Até o momento, foram mais de 12.800 metros lineares de substituição de rede de abastecimento de água potável durante nossa Administração, visando proporcionar mais segurança, saúde e qualidade de vida para a população. Alguns estudos apontam que ao investirmos em saneamento básico, economizamos com atendimentos na saúde, trazendo melhor qualidade de vida aos cidadãos colinenses”, destacou.
Dieb reafirmou ainda seu compromisso de continuar estimulando as ações de saneamento básico, que contribuem ativamente para a garantia da qualidade de vida e saúde pública da população, assegurando um futuro melhor para as novas gerações. Finalizou citando que: “Colina possui 100% do esgoto tratado; coleta seletiva de material reciclável e de resíduos sólidos e da construção civil; constante manutenção e limpeza dos poços artesianos, que abastecem a cidade, perfuração de novos poços, entre outras ações”.