A visão empreendedora do prefeito Silvinho tem transformado a vida das famílias jaborandienses, que estão aumentando a renda sem sair de casa, explorando atividades dentro do quintal. O assunto foi tema do “Conexão Tudo de Bom” de junho.
“As famílias podem ter peixe dentro do quintal, melhorando a alimentação e explorando a atividade economicamente. Uma das soluções são caixas de água da chuva para criação de tilápias. Esse sistema permite que a água usada seja a mesma, proporcionando economia e sustentabilidade”, declarou Silvinho que ressaltou: “Vamos fazer essas caixas para a comunidade lavar roupa com água da chuva, limpar a casa e regar a horta sem gastar água. A solução já existe, tem verba, programa de governo e só precisamos fazer acontecer. Quantas possibilidades existem para mudar de vida”.
O prefeito disse que as moradias do “Casa dos Meus Sonhos” são entregues com energia solar e internet gratuita e que as próximas terão caixas d’água de chuva.
MAIS
EMPREENDEDORISMO
O projeto das hortas e abelhas jataí (sem ferrão) também está sendo implantado nos quintais. “Estamos no Estreito, melhor região para pesca do Estado, temos o minhocário para fornecimento de iscas. A horta vertical, frutas, melância no varal, enfim as possiblidades são infinitas e estão ao nosso alcance”.
Silvinho contou as novidades na cooperativa com recursos de R$ 100 mil, conquistados junto ao deputado estadual Lucas Bove, foram adquiridos equipamentos para produção de pasta de amendoim. “O corte e costura e um brechó já estão em funcionamento na cooperativa para a comunidade saber que é possível melhor de vida”, frisou.
100% DAS CRIANÇAS NA ESCOLA
Os investimentos na educação também transformaram a realidade educacional do município, que hoje tem 100% das crianças na escola. A infraestrutura esportiva nas escolas mudou a realidade dos estudantes.
“Vamos doar livros para os pais lerem com os filhos e em grupo. O resultado nos Projetos Curumim e Jovem Aprendiz são impressionantes. A meninada está fazendo ballet, culinária e atletismo”, explicou Silvinho que acrescentou: “Estamos criando uma equipe multidisciplinar, com profissionais adequados, para se reunir com grupo de alunos para trabalhar a alfabetização e as demandas necessárias. Acredito que o resultado será muito positivo”.
O setor da saúde distribui R$ 52 mil em medicamentos mensalmente para as famílias gratuitamente com mais de 2.100 receitas atendidas. Além disso, o projeto Emagrecer-se está com mais de 100 inscritos que contam com fisioterapia, ginástica, endocrinologista e nutricionista para aprenderem receitas saudáveis.
“Estes são alguns resultados altamente positivos e mais virão por aí com novos projetos que serão implantados. Precisamos acreditar e trazer soluções que melhorem a vida da comunidade”, concluiu Silvinho. Se inscreva no canal: Radio 105 FM Colinense (YouTube).