Destaques da Semana

Brasil encerra Olimpíadas Paris 2024 com 20 medalhas

Mulheres foram maioria entre os medalhistas

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com um total de 20 medalhas conquistadas. Ao todo a delegação brasileira conquistou três medalhas de ouro, sete de prata e dez de bronze, o que deixou o país na 20ª colocação do ranking.

O desempenho, levando em conta apenas as medalhas de ouro, foi abaixo das edições anteriores. Na Rio 2016 e Tóquio 2020 (disputada em 2021 devido à pandemia de COVID-19) o país subiu ao lugar mais alto do pódio sete vezes,

Quando considerado o número total de medalhas, o Brasil esteve próximo do seu recorde histórico, obtido em Tóquio, quando foi ao pódio 21 vezes, apenas uma a mais que na edição de Paris.

Em Paris, o Time Brasil conquistou as seguintes medalhas:

Ouro: Bia Souza (Judô +78Kg); Rebeca Andrade (Solo da Ginástica Artística) e Vôlei de Praia Feminino (Ana Patrícia e Duda).

Prata: Caio Bonfim (Marcha Atlética); Willian Lima (Judô -66kg); Rebeca Andrade (Ginástica Artística Individual Geral e Salto); Tatiana Weston-Webb (Surfe); Isaquías Queiroz (Canoagem de velocidade 1000m C1); Futebol Feminino.

Bronze: Larissa Pimenta (Judô -52kg); Rayssa Leal (Skate street); Ginástica Artística por Equipe (Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira); Judô Equipes Mistas (Bia Souza, Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Rafael Macedo, Léo Gonçalves, Guilherme Schimidt, Rafael Silva e Willian Lima); Bia Ferreira (Boxe 60kg); Edival Pontes “Netinho” (Taekwondo -68kg), Alisson dos Santos (400m com barreiras); Vôlei Feminino, Augusto Akio “Japinha” (Skate Park) e Gabriel Medina (Surfe).

Diante dos números abaixo do esperado para a campanha do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), em seu balanço final sobre o evento, se apoiou no fato de que esta foi a segunda melhor campanha da história, mantendo o país na casa das 20 medalhas, além das 11 possibilidades perdidas de pódio. A entidade chega neste último número, ao considerar atletas que chegaram na disputa de medalha.

MULHERES SÃO MAIORIA

As Olimpíadas de Paris ficaram marcadas por ser a primeira vez que a delegação brasileira foi composta por mais mulheres que homens e terminou com elas sendo a maioria entre os medalhistas.

Foram 12 conquistas das mulheres, sete dos homens e uma mista, no judô.

Rebeca Andrade (Ginástica), Bia Souza (Judô) e Duda/Ana Patrícia (Vôlei de Praia) conquistaram as três medalhas de ouro do Brasil em Paris.
Após terceira prata, a Rainha Marta encerra seu ciclo na Seleção Brasileira.