Esse foi o tema principal da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande (CBH-BPG) realizada no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) no último dia 27 e que contou com a participação de diversos membros.
“Tratamos principalmente da crise hídrica com ações de médio, curto e longo prazo para resolvermos essa questão, que é de suma importância. Elencamos prioridades e ações concretas para que os municípios da região atuem na preservação dos mananciais, conservação das águas subterrâneas, bem como das águas superficiais”, destacou Antônio Carlos Ribeiro de Souza, presidente do Comitê.
O encontro tratou também da redistribuição dos saldos de recursos Fehidro para os municípios nas áreas de preservação de mananciais, perdas de água e resíduos sólidos; Estação de Tratamento de Esgoto e emissários de esgoto.
Colina esteve representada na reunião pelo secretário Jaci Salim Paro (Planejamento/Meio Ambiente), engenheiro agrimensor Ailton Pinto Neto, engenheiro civil Patrique S. C. Brandt e diretor Ricardo Casagrande (Saaec).
PERIGO DAS BITUCAS
O Comitê também chama a atenção para as bitucas de cigarro descartadas incorretamente, que representam uma grave ameaça no período de seca, podendo desencadear focos de incêndio com consequências devastadoras para a fauna, flora e até mesmo a vida humana.
As bitucas jogadas nas vias públicas, terrenos e às margens de rodovias são uma das principais causas de incêndios na estiagem. O Comitê reforça a importância de adotar atitudes responsáveis, descartando as bitucas em locais apropriados.