Destaques da Semana

Construção de alça de acesso no Distrito Industrial, ampliação e climatização do velório estão entre metas de Campanholi/Renê

Agendamento de consultas online para acabar com filas e agilizar atendimento

A entrevista com os candidatos da coligação “Experiência e Juventude Trabalhando por Colina”, encabeçada por Sérgio Campanholi e Renê Sasaki, foi transmitida ao vivo no programa “Conexão Tudo de Bom”, exibido na tarde da última quinta-feira, dia 26.

O candidato Renê foi o único candidato a vice-prefeito que participou da sabatina proposta pelo Grupo Colinense de Comunicação (GCC), que cumpriu seu papel de informar os eleitores. O conteúdo da entrevista está disponível e pode ser acesso a qualquer momento no canal da Rádio 105 FM no Youtube. Acompanhe a cobertura das eleições de domingo, dia 6, nas plataformas digitais do GCC. O trabalho começa antes do início da votação e só será concluído quando o último voto for apurado.

NOVIDADES PARA A SAÚDE

O tema saúde foi o primeiro assunto sorteado pelo candidato Campanholi. “A saúde é prioridade no nosso plano de governo, atendendo a população com qualidade e eficiência. Conseguimos 10 leitos de UTI no hospital, um tomógrafo de última geração, vamos entregar uma UBS no Jardim Simões, estamos reformando e ampliando a UBS do bairro São Sebastião. A implantação do piso nacional da enfermagem com redução da carga horária de 40 para 30 horas, mantendo o mesmo salário, para geração de mais empregos. Ampliação de médicos especializados no Ambulatório de Especialidades ‘Itacy de Andrade’, inclusive pediatra 24 horas que é um pedido da população”, pontuou Campanholi.

O candidato Renê, por sua vez, destacou: “Além dos avanços e investimentos que já tivemos, através da UTI, reforma do hospital, aparelhagens novas, agora com a infraestrutura pronta temos que prestar um melhor atendimento, ouvir mais e saber onde temos que melhorar. O número de crianças com necessidades especiais aumentou muito. É importante a educação vir junto com a saúde, com os assistentes de classes, professores e principalmente o atendimento especial com psiquiatras e fonoaudiólogos. Ouvindo os pais, os educadores e profissionais da saúde vamos fazer uma política pública assertiva para essas crianças”, explicou Renê que ressaltou: “São muitos pedidos, mas ouvimos muitos elogios que a nossa UPA – Unidade de Pronto Atendimento atende bem e rápido. Pessoas de outras cidades que vem para cá falam que o atendimento é muito bom. O munícipe às vezes precisa de um medicamento específico e não tem de imediato, mas é preciso fazer um cadastro, ter uma avaliação. O recurso é escasso, temos que dar prioridade para as famílias de baixa renda, os idosos e aposentados que ganham o mínimo. Imagina gastar R$ 700,00 de farmácia e a comida, o gás, a água e a energia? Já fizemos um estudo do que precisa ser feito e será realizado na nossa Administração”.

Ainda abordando a saúde o candidato Campanholi comentou: “Fizemos um concurso em agosto e apareceu apenas um pediatra, está difícil contratar o profissional. Vamos estudar um meio para conseguir e faremos de tudo para ter esse pediatra 24 horas”. Renê acrescentou: “Vamos valorizar mais os médicos, principalmente os especialistas. Temos que implantar uma política pública de incentivo pra manter aqui esses bons profissionais, bons médicos, principalmente na área das crianças que precisam daquele cuidado especial. Há um grande estudo para tornar a UBS da Vila Fabri em UPA”.

Outra novidade na área da saúde será o agendamento de consultas online. “O munícipe não vai precisar acordar 4 ou 5 horas para ir até a UBS fazer o agendamento, de casa, com o celular vai agendar a consulta”, revelou Campanholi.

“Não achamos justo para um pai e uma mãe ter que acordar de madrugada, ficar na fila para marcar a consulta. Se chegar um pouco mais tarde pode até não conseguir a consulta e ter que perder outro dia. Queremos deixar uma parte dessas consultas para agendamento online, não podemos mudar tudo de uma vez. Tem que vir aos poucos para tentar melhorar cada vez mais a vida das pessoas, usando a tecnologia a nosso favor”.

SUBSÍDIO INTEGRAL PARA ALUNOS QUE ESTUDAM FORA

Campanholi enumerou as conquistas na pasta com a entrega de três creches, uma em andamento no Jardim Califórnia/Nova Colina, climatização de todas salas de aulas. “Existe uma lei do governo que em 2025 teríamos que ter 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches, hoje o município atende 95%. Outra novidade é o subsídio dos alunos que estudam fora que hoje é de 75% e vamos conceder integral (100%) que irá ajudar muito os estudantes”.

“Em 2017, quando o Dieb e o Campanholi assumiram a gestão tinham três creches paradas, abandonadas e graças a muito trabalho, inúmeras viagens a São Paulo e Brasília, retomamos e entregamos essas obras. Se não deixarmos a escola mais atrativa com celulares, notebook, levar a internet para dentro da sala de aula, vamos ter cada vez mais evasão dos adolescentes. Estamos conversando muito com os educadores sobre as apostilas que aos poucos estão sendo introduzidas para as crianças até 5 anos (Educação Infantil), que já tem a do Sesi. Não adianta ter uma apostila da melhor escola do mundo se os professores e educadores não estiverem preparados para passar ao aluno. A apostila tem que vir, mas acredito que não sozinha. Vamos dar um grande avanço ouvindo todos os envolvidos e criar junto um sistema de educação muito melhor para todos”, explicou Sasaki.

“Em nosso plano de governo todas as secretarias terão pelo menos uma criança com necessidade especial. O comércio e as empresas serão incentivados a contratar estas crianças”, disse Campanholi. Renê completou: “Os especiais, que realmente precisam de inclusão, não são assistidos. A própria prefeitura irá absorver 16 a 17 jovens dando oportunidade de emprego e inclusão. Vamos criar meios para as empresas incluírem essas crianças com incentivo através de ajuda no IPTU”, afirmou Sasaki.

EMPREENDEDORISMO

Renê, que esteve por oito anos à frente da Secretaria de Indústria e Comércio, abordou este assunto. “Quando assumi a pasta o número de demissão estava maior que o de admissão. Investimos muito no cooperativismo com a cooperativa de costura. Tiramos as máquinas que estavam guardadas e colocamos à disposição de quem quisesse trabalhar. Na época eu e o prefeito Dieb fomos atrás do Senai e mostramos ao Skaf a nossa intenção e ele de imediato disponibilizou os cursos. Eu e o Jorge fomos atrás, buscamos as empresas que quisessem o nosso trabalho, arrumamos as máquinas, alugamos um local com infraestrutura completa, com energia e luz adequadas. Demos curso para 200 pessoas e muitas estão em empresas de Barretos e em uma empresa de roupas de Colina. O objetivo de dar um emprego a estas pessoas foi alcançado”. Ele também citou o Distrito Industrial na Nova Colina. “Asfaltamos a área, instalamos energia trifásica, deixamos pronto para os empresários. Em 2017, havia em torno de 10% de empresas e hoje está aproximadamente 80% ocupado, gerando mais de 500 empregos. Se incentivarmos o empreendedorismo em Colina não haverá desemprego”.

INFRAESTRUTURA DIRECIONADA PARA O LAZER E À FAMÍLIA

Campanholi informou que as metas são a reforma e revitalização de diversas praças com instalação de vários parques de diversões e academia ao ar livre. Também está programada a reforma e revitalização da rodoviária, ampliação e climatização do velório, reforma dos canteiros das principais avenidas como foi feito na Av. Rui Barbosa e construção de alça de acesso no Distrito Industrial.

“A retirada de veículos pesados como bitrem, caminhão, ônibus, etc do bairro é um pedido de muitos moradores da Nova Colina pelo perigo que representam e também pela deterioração do asfalto. A construção também resolve o acesso ao Distrito Industrial que irá atrair mais empresas. Quanto ao velório a cidade está crescendo e pode haver mais de três óbitos em um dia. Queremos climatizar, aumentar o número de salas e ampliar as já existentes”, explicou Renê que salientou: “As pracinhas têm que ter parquinho, melhor iluminação e academia ao ar livre para que enquanto a criança brinca a mãe faz uma prática esportiva, melhorando a sua saúde”. 

Campanholi finalizou a entrevista dizendo que: “Estamos preparados, prontos para servir a população, não vamos decepcioná-los. Vamos fazer o possível e o impossível para deixar Colina ainda melhor”.

O candidato Renê conclui com a declaração: “Agradeço aos bairros, às famílias e aos munícipes que estão nos recebendo muito bem. Vamos lutar até o final para uma Colina cada vez melhor para os colinenses. Esse é o nosso objetivo. Nem sempre o melhor orador é o melhor gestor, pensem nisso. Muito obrigado”.

Renê e Campanholi, os últimos entrevistados da série de reportagens com os candidatos a prefeito e vice.