O feriado de Finados no dia 2 de novembro cai no sábado, mas se engana quem pensa que a movimentação será menor pelo final de semana não ser prolongado. A visitação tem crescido nos últimos anos e começa alguns dias antes da data dedicada aos mortos, o que aumenta o número de pessoas ainda mais.
O Cemitério está se preparando para recepcionar o grande público. A pintura da entrada e dos muros está pronta e a limpeza geral será realizada alguns dias antes de Finados, que começa com a tradicional missa em intenção das almas na avenida arborizada, um lugar arejado pela sombra. Para acompanhar a celebração, com maior conforto, cadeiras serão disponibilizados ao público.
“Os serviços de limpeza são mantidos durante todo o ano e no Finados damos um reforço porque a movimentação é grande. O maior fluxo acontece após o término da missa, quando praticamente todas as pessoas vão até o jazigo da família prestar suas homenagens”, explicou o administrador Eugênio José Borges Donini.
LIMPEZA E REFORMA
A lavagem e pintura nos túmulos pode ser feita até a véspera do feriado, mas as reformas precisam ser concluídas até o dia 30 de outubro para não atrapalhar o fluxo de pessoas.
O administrador disse que há tempos não são vistos escorpiões no cemitério devido as dedetizações constantes para eliminação das baratas, no entanto é preciso ficar atento no manuseio de vasos, jardineiras e utensílios que ficam sobre os túmulos.
O cemitério também vai fornecer areia para os vasos em substituição da água como medida de combate à dengue. “Essa é uma recomendação que todos seguem, mas a grande maioria das flores depositadas nas sepulturas são artificiais e não precisam de água. Essa é uma tendência crescente porque a durabilidade é bem maior em comparação às naturais, extremamente perecíveis”, ressaltou Donini
Sobre o cemitério não ser arborizado na parte interna, Eugênio explicou que não é possível por causa das sepulturas e que pretende plantar ipês nos fundos, do lado de fora, para dar um pouco de sombra. O Cemitério funciona em horário normal no Dia de Finados, das 7 às 17 horas.
ÁREA ADQUIRIDA PARA AMPLIAÇÃO
O Administrador revelou que a Prefeitura negociou e adquiriu a área vizinha, pertencente à Fazenda Baixadinha, para ampliação do cemitério, que está praticamente sem espaço para novas sepulturas.
“A ampliação precisa ser iniciada o mais rápido possível. Estamos fazendo novos jazigos nas sepulturas rasas abandonadas há bastante tempo, que ninguém apareceu para reivindicar depois dos trâmites de praxe. Este foi o único caminho quando surgem casos de pessoa que precisa ser enterrada e não possui sepultura”, explicou Eugênio.
Sobre a ampliação do prédio do velório, o administrador explicou que é preciso aumentar o tamanho das duas salas existentes e não o número. “Raramente acontece de termos três velórios no mesmo horário porque contornamos a situação com a funerária. O prédio possui uma terceira sala de emergência”, destacou o administrador.