A Defesa Civil Municipal não registrou ocorrências com a chuva da última quinta-feira, 24, que provocou muitos estragos na região, principalmente em Jaborandi que foi atingida por uma tempestade com ventos de até 75 km/h, que deixaram famílias desalojadas e em situação de emergência.
Em Colina o temporal da tarde do último domingo, 27, causou diversos transtornos, como queda de árvores, inundações de trechos urbanos que ficaram intransitáveis. O volume de chuva foi de aproximadamente 90mm na última quinta-feira (extraoficialmente) e na tarde de domingo de 70mm, de acordo com o pluviômetro da ETAM “São Francisco de Assis”.
A chuva de grande volume reacendeu, mais uma vez, o alerta de que a captação de água em trechos críticos continua sendo insuficiente. É o caso do “pontilhão” da Av. Rui Barbosa que foi encoberto pela água. Funcionários e máquinas municipais trabalham no local para liberar o tráfego.
Todo o ano os comerciantes da Rua 7 de Setembro sofrem com o problema reincidente das inundações, que demonstram a necessidade urgente de um escoamento eficaz. É só chover um pouco a mais que as águas tomam conta da rua e invadem os estabelecimentos, provocando além da sujeira prejuízo aos comerciantes que não suportam mais o descaso do Poder Público e cobram providências urgentes. Em vários pontos da cidade também houve o registro de alagamentos que causaram transtornos à população.
A quantidade de água foi tão grande que chegou a romper os limites do lago do Parque Débora Paro, que transbordou e dava a impressão que tinha aumentado de tamanho. A água invadiu o asfalto e chegou até o outro lado da rua, formando um rio. A tubulação existente ali parecia uma cachoeira de tanta água que jorrava.
NA REGIÃO
Na região o temporal de quinta-feira e de domingo causou muitos estragos. Houve registro de quedas de árvores, alagamentos, estruturas danificadas, e enxurradas volumosas pelas ruas de várias cidades, que causaram muitos prejuízos e danos à população e comerciantes. O asfalto ficou bastante danificado em muitos municípios pela força da água.