A cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia de correção de grau, tem sido indicada para os pacientes que desejam fazer as atividades do cotidiano com menor dependência do uso de óculos ou lentes de contato. Isso porque o procedimento cirúrgico corrige o grau ocular causado pela miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Existem dois tipos de cirurgias refrativas mais comuns:
cirurgia a laser PRK, cirurgia a laser LASIK .
Como é a cirurgia refrativa a laser PRK?
Uma das formas de fazer a cirurgia de correção de grau a laser é com o método PRK. Com essa técnica, o oftalmologista faz uma raspagem na parte externa da córnea do paciente e aplica o laser para executar a correção do grau do paciente.
Como é a cirurgia refrativa a laser LASIK?
Na cirurgia a laser LASIK o oftalmologista realiza uma abertura na camada mais externa da córnea do olho e, através dessa passagem, o laser faz a correção do grau ocular do paciente.
Qual tipo de cirurgia refrativa é mais indicado?
A definição da cirurgia refrativa mais indicada é sempre feita por um médico oftalmologista, através de exames oftalmológicos complementares.
Cirurgia refrativa: como é o pós-operatório?
A recuperação da cirurgia refrativa é diferente para cada paciente. A cirurgia PRK costuma ter uma recuperação um pouco mais lenta e mais dolorida.
A recuperação total da visão acontece cerca de três meses depois da cirurgia, mas a estabilização da visão do paciente pode ocorrer antes. Em geral deve-se evitar grandes esforços nas primeiras duas semanas após a cirurgia refrativa.
Em alguns casos, o paciente deverá usar lentes de contato terapêuticas e colírios para que os olhos se recuperem bem e o indivíduo consiga fazer as atividades e voltar à rotina normalmente.
Marque uma consulta no Centro Médico Colina com Dr. Fernando Penna, tire suas dúvidas.
Dr. Fernando Penna
CRM 128.451