Mês de novembro chegou e com ele a campanha novembro Azul. Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Vale lembrar que os homens vivem em média 4 a 5 anos menos que as mulheres e muitas são as razões para tal. Os homens se arriscam mais no trânsito, em mortes violentas e vão menos aos médicos realizar exames preventivos.
Por isso, a campanha em novembro sempre será um momento oportuno de alertar os homens para a realização de exames preventivos com o cardiologista, urologista e algum outro profissional que houver indicação após uma consulta clínica inicial. Cuidados com abolição do cigarro, mudanças de más práticas alimentares e combate ao sedentarismo devem ser sempre mencionadas. Em relação a urologia, daremos ênfase nos sintomas urinários, saúde da próstata, qualidade de vida sexual entre outros temas.
Há que se lembrar que o câncer de próstata é muito frequente na população masculina (16%) e que não manifesta sintomas em suas fases inicias. Só através do exame de sangue PSA e do toque retal é que existe a suspeita da doença. Homens com antecedente familiar de câncer de próstata e negros deverão iniciar seus exames preventivos de próstata aos 45 anos.
Os demais, após os 50 anos. A rede pública de saúde oferece exames preventivos em urologia. Procurem uma unidade básica de saúde. Pacientes com convênio ou particular, escolham um bom profissional para orientar os exames preventivos. Basta vontade. Viver bem e melhor é apenas uma questão de escolha.
Dr. Alexandre César Santos
CRM: 119.839 – RQE: 34.162