Principais Notícias

Saúde alerta para vacinação contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a vacinação contra a febre amarela silvestre, que é uma doença infecciosa, viral e aguda transmitida por mosquitos infectados que pode levar à morte.

 A vacinação continua sendo o caminho mais eficaz para evitar a doença com maior incidência de dezembro a maio, período chuvoso que favorece a proliferação dos mosquitos transmissores.

A primeira dose da vacina, incluída no calendário de rotina, acontece aos 9 meses, a 2ª aos 4 anos e a dose única a partir de 5 anos. As pessoas que receberam apenas uma dose, antes dos 5 anos, devem tomar uma dose adicional, independente da idade. Para os idosos com 60 anos ou mais a vacinação pode ser feita com avaliação médica, especialmente para residentes ou viajantes em áreas com circulação do vírus.

As pessoas com viagem marcada para áreas onde o vírus circula devem ser imunizados pelo menos 10 dias antes da viajar. A vacina pode ser exigida para entrar em alguns países, neste caso recomenda-se administrá-la com no mínimo 10 dias de antecedência, conforme exigência do destino.

Se você não tomou nenhuma dose ou tem dúvidas se é vacinado contra a febre amarela procure a ESF da Vila Fabri (3341-4645) e ESF Nosso Teto (3341-1532) de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, munido com o CPF, Cartão Nacional de Saúde e a carteira de vacinação. O 1º caso de frebe amarela humana do Estado em 2025 foi registrado em São Paulo.