Palavra de Fé

Ajudai-vos mutuamente

Por Pe. Flávio Aparecido Pereira, Vigário Paroquial Catedral Barretos

Certa vez ouvi um ditado que dizia assim: ‘quando se ensina, também se aprende’. De tal forma, o ato de ensinar está intrinsecamente ligado ao aprendizado, ao passo que o aprendizado se liga ao ensinamento, como uma via de mão dupla, que não se dissociam de si, e, embora sejam paralelas, confluem entre si, em alguns momentos.

A Carta de São Paulo aos Colossenses traz em si a seguinte orientação: ‘[…] A palavra de Cristo habite em vós abundantemente. Com toda sabedoria se instruam e se aconselhem uns aos outros. Que o vosso coração entoe salmo, hinos e cânticos inspirados, como ação de graças a Deus (Col 3, 16)’.

Quando movidos pela Palavra divina, apenas um caminho é apontado: a salvação por meio da vitória sobre o pecado e a morte. Este caminho abre-nos as portas para o conhecimento, pois quanto mais buscamos conhecer a Cristo, tanto mais vai sendo desvelado o véu que nos separa do sagrado, desfazendo em nós algumas práticas e posturas que rompem nosso laço com Deus.

A capacidade para o auxílio mútuo deve ser livre de qualquer pretensão ambiciosa, dado que um ato feito de forma caritativa não exige cobranças e menos ainda devolutivas por aquilo que se tenha feito. Em outras palavras: ‘favores não devem ser cobrados’. Uma vez que favores são realizados em virtude de uma recompensa, não possuirá em si a dinâmica caritativa, mas sim uma barganha.

A palavra de Cristo deve habitar em nós para que nos identifiquemos com Ele, e mais, possamos nos configurar a Ele, sermos semelhantes em condutas, posturas, atitudes e vida de oração. Se isso ocorre conosco, a segunda parte do versículo (citado) da Carta de São Paulo aos Colossenses será mais facilmente assimilada em nossa vida, pois a sabedoria que vem do alto – alcançada com nossa configuração ao Cristo – fará com que nós nos instruamos e nos aconselhemos uns aos outros, mas não de qualquer forma, e sim, com a coerência que provém de Cristo.

Assim, ensinaremos o que dEle aprendemos e aprenderemos tudo o que nos fora ensinado por Ele. Esta via de mão dupla possibilitará alegria no coração de todos, e quando formos corrigir ou ajudar alguém necessitado, não faremos do nosso jeito e do nosso gosto, mas sim de acordo com o que vimos, testemunhamos e vivenciamos do nosso encontro com Cristo.

 Quantos aprendizados a vida nos proporcionou até aqui? Se o nosso olhar, em cada um desses, estiver voltado a Deus, não buscaremos méritos, mas colocaremos em prática o que nos orienta a carta aos Colossenses, uma vez que a palavra de Cristo habita inteiramente em nós, ensinaremos, admoestaremos e aconselharemos em Cristo, para que aqueles que não tenham um norte o encontrem, aos que se perderam reencontrem um caminho, e aos que buscam uma resposta, a tenham em Deus.