Os moradores do bairro Vida Nova, em Barretos, estão preocupados depois que javalis foram vistos em uma rotatória da vizinhança. A espécie, também conhecida por javaporco, cresceu descontroladamente e os “encontros” com a população urbana tem se tornado cada vez mais frequentes, como o ocorrido há alguns dias.
A espécie representa um risco não só para os moradores da cidade. Há muitos anos os agricultores enfrentam problemas por conta do aumento do número crescente de javaporcos na área rural. Os bandos invadem as plantações e comem tudo que veem pela frente, provocando um rastro de estrago e destruição. Os animais há muito tempo representam um risco para a produção paulista.
Muito já se propôs para o controle do javaporco, considerado uma praga. Os bandos que se deslocam principalmente no período noturno, cruzando as rodovias, já causaram inúmeros acidentes.
Não é de hoje que os produtores rurais de Colina têm que lidar com os javaporcos, contabilizar os estragos e os prejuízos nas propriedades. Muitos são os relatos das invasões e das medidas adotadas para diminuição destes impactos. O avanço tecnológico tem sido um instrumento de ajuda nessa luta travada entre os animais e os produtores rurais.
CAPTURA PERMITIDA
A captura e o abate de javalis, para controle populacional é permitida. A regulamentação do Ibama consta nas Instruções Normativas nºs 03/2013 e12/2019, de acordo com Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali.
O controle é permitido de forma legal e eficiente. O controlador deve se inscrever no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, emitir o Certificado de Regularidade, solicitar a autorização de manejo no Sistema Integrado de Manejo de Fauna (SIMAF) e cadastrar as propriedades que serão alvo de controle no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

