A Prefeitura e a Secretaria da Saúde realizam mais uma ação no combater ao Aedes aegypti, a nebulização veicular, popularmente conhecida como “fumacê”, que foi iniciada na terça-feira, dia 18.
O trabalho começou nos bairros Jardim do Lago, Desmembramento do Parque, Jardim Débora Paro e Jardim Primavera. Durante esta semana, as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores também estão promovendo bloqueios para controle de criadouros e busca ativa de suspeitos de dengue.
Além dos bairros citados o cronograma do fumacê foi realizado ontem na Cohab 1, Mutirão, CDHU 1 e Jardim Andorinha. Hoje a nebulização acontece na Cohab 2, Cohab 3, CDHU 2 e Jardim Andaluz. Nos demais dias a programação é a seguinte:
21/2 – Jardim Universal e Jardim Tropical.
24/2 – Alto da Colina, Patrimônio e Jardim Santa Lúcia.
25/2 – Nosso Teto, Colina D, Vila Hípica, Alto da Hípica e Jardim Jockey Club.
26/2 – Jardim Hípico, Pedreira, Vila Fabri e Jardim São João.
Dia 27/2: Jardim Nova Colina, Jardim Califórnia e Parque Morumbi.
O cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas.
CUIDADOS
A nebulização com aplicação de inseticida segue todas as diretrizes técnicas determinadas pela Superintendência de Controle de Endemias. Para que o processo seja eficaz, a população deve adotar alguns cuidados durante a aplicação do fumacê: permanecer dentro de casa durante a ação, deixar portas, janelas, vitrôs e cortinas abertas. Outra recomendação é proteger os animais domésticos, cobrir alimentos (inclusive os dos animais) e utensílios que estiverem sobre o fogão. Evitar contato direto com a fumaça enquanto o veículo estiver aplicando o inseticida
O Aedes aegypti tem hábitos específicos e costuma voar nos períodos do amanhecer e entardecer. Para garantir a eficácia do inseticida, a nebulização será realizada entre 18h e 20h, momento em que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano e a menor incidência de raios solares favorece a ação do produto.
COMBATE CONTÍNUO
A Prefeitura mantém o combate ao Aedes aegypti de forma contínua, ao longo de todo o ano, e reforça a importância da participação da população na eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
“A colaboração da sociedade é essencial para a erradicação do mosquito. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso no combate ao mosquito. Se cada um fizer a sua parte, eliminando criadouros, poderemos reduzir significativamente a incidência dessas doenças. A população faz a sua parte, e nós fazemos a nossa, para o bem de todos”, destacou o prefeito Mi.
