Idosa é brutalmente assassinada e marido espancado em roubo à residência que chocou toda população da cidade e região
A população da pequena Jaborandi amanheceu estarrecida na segunda-feira, dia 24, ainda sem acreditar nas notícias envolvendo os servidores municipais aposentados José Moschim e a esposa Maria José de Sales Moschim, muito conhecidos e queridos no município vizinho. As informações correram a cidade e rapidamente chegaram a Colina, onde as vítimas também possuem familiares.
Segundo consta no boletim de ocorrência, o PM Neves compareceu na delegacia de Jaborandi informando que foram acionados pelo 190 para atendimento de uma ocorrência de averiguação na Rua Alexandre de Ávila Borges, no centro, onde já se encontrava o policial de folga Madureira, chamado pelo sobrinho do idoso, de 88 anos, que estranhou o portão da casa estar aberto e sem o veículo do casal na garagem.
O policial Madureira entrou na residência pela porta da cozinha que estava aberta e encontrou a idosa de 75 anos caída no quarto, já sem vida, assassinada com requintes de crueldade após o latrocínio, roubo seguido de morte. Há indícios de que a vítima possa ter sido asfixiada. O idoso foi ouvido pela polícia no Hospital Municipal onde estava em observação. Ele contou que toma remédio para dormir e como de costume acordou na manhã dos fatos por volta das 7 horas. Quando estava no banheiro foi rendido por um bandido, que o segurou por trás, tapou sua boca com a mão e o arrastou até um dos quartos, onde ficou trancado por algumas horas até conseguir sair. Por conta dos ferimentos e um problema na perna, a vítima se arrastou até o outro quarto deparando com a esposa morta no chão. O aposentado ligou para o sobrinho que imediatamente foi até a casa e socorreu o tio, que apresentava ferimentos e quadro de pressão alta. A vítima relatou que não percebeu nenhuma movimentação na casa durante a noite, pois dorme profundamente devido à medicação e que não chegou a ver o rosto do criminoso que o rendeu. Além do carro do casal, uma Spin prata, ano 2014, também foi roubado R$ 100 mil em joias de ouro, entre elas cinco relógios, R$ 300,00 em dinheiro, celular, cartões bancários e documentos. A quadrilha pode ter levado mais itens da casa que ficou toda revirada. A Polícia Técnica periciou o local e requisitou exame necroscópico no corpo da idosa brutalmente assassinada. O sepultamento, ocorrido na terça-feira, dia 25, reuniu um grande público e o sentimento de comoção tomou conta de todos. O crime foi notícia na mídia regional e até nacional. A Polícia Civil segue investigando o caso. Há 24 anos o município não registrava um crime dessa natureza.
OUTRA VERSÃO
Outra versão, inclusive bastante comentada no velório e sepultamento da idosa, é que o marido teria levantado às 7h e aberto a porta da casa para ir ao banheiro que fica do lado de fora e teria sido rendido pelos marginais, que pularam o muro e ficaram aguardando o momento de entrar na casa. A quadrilha usou de muita violência e truculência para arrancar o cordão e aliança do idoso. Da mesma forma foi feito com a idosa, que ficou com marcas no pescoço e nas mãos ao puxarem com toda força colares e anéis que usava habitualmente. A causa da morte da vítima só será conhecida com a divulgação do laudo necroscópico. Segundo informações extraoficiais, o assalto teve início às 7h e o idoso conseguiu pedir ajuda algumas horas depois, por volta das 10h.
INVESTIGAÇÃO RIGOROSA
O prefeito Silvinho usou as redes sociais para manifestar sua tristeza e consternação com a brutalidade, violência e crueldade ocorridas com os servidores aposentados do município. Ele definiu o fato como “inadmissível” e no mesmo dia do homicídio qualificado enviou ofício ao governador e secretário estadual de segurança cobrando providências e uma investigação rigorosa para que os culpados por essa atrocidade sejam presos.
“Bebedouro já tem um sistema de monitoramento 24 horas e cidade menores como a nossa estão sendo beneficiadas. Todas as prefeituras da região estão interligadas, mas só o monitoramento não é capaz de pegar bandido. É preciso mais policiais na rua e já solicitamos três policiais para o aumento do efetivo em Jaborandi que está defasado. Estou solicitando uma investigação rigorosa para que esses bandidos sejam presos, isso não pode acontecer em um município pacato como o nosso. Precisamos solucionar esse crime e dar uma resposta à sociedade. Estamos fazendo tudo o possível para contribuir com as forças policiais estaduais”, declarou Silvinho que decretou luto oficial pelo ocorrido.
COMUNIDADE ASSUSTADA
Somos invadidos por um sentimento de indignação e insegurança com uma tragédia devastadora como esta, que nos faz questionar como crimes horríveis não são evitados, deixando evidente a vulnerabilidade da segurança. Um crime como esse deixará marcas na comunidade da pacata Jaborandi, que está assustada com a barbárie cometida contra pessoas indefesas e de idade avançada, que mesmo assim foram vítimas dessa tragédia. Que a justiça seja feita, os culpados identificados, capturados e condenados.


