Principais Notícias

Multinacional francesa produzirá biogás em Bebedouro

A multinacional francesa Louis Dreyfus Company (LDC) lançou a pedra fundamental de sua nova unidade em Bebedouro, que será a maior usina do mundo na produção de biogás a partir de resíduos cítricos, um importante setor da economia agrícola paulista.

A construção da unidade teve início no último dia 11. A biotecnologia desenvolvida pela LDC utiliza um inóculo capaz de decompor a carga orgânica dos efluentes cítricos e transformá-los em biogás. A previsão é que a planta fique pronta até o final do primeiro semestre de 2026.

“É a primeira planta do Brasil a produzir combustíveis renováveis por meio de processos da laranja. Trata-se de um investimento de milhões de dólares, demonstrando que São Paulo oferece segurança jurídica, pesquisa, combate ao greening, seguro rural e disponibilidade de crédito”, destacou Guilherme Piai, secretário estadual de Agricultura.

Com capacidade de receber 390 metros cúbicos por hora de resíduos da indústria de suco, a usina poderá gerar 7 milhões de metros cúbicos normais de gás por hora (Nm3/h) em dois ou três anos.