Enxame de abelhas mata aposentado que caminhava no Patrimônio
Uma tragédia se abateu sobre a cidade na manhã de sábado, dia 5, quando começaram a correr boatos da morte de uma pessoa no bairro Patrimônio, atacada por um grande e intenso enxame de abelhas. Infelizmente as notícias se confirmaram mais tarde.
Era para ser mais uma caminhada rotineira para Antônio Alves Bueno, de 57 anos, que tinha o hábito de se andar nas proximidades de casa para melhorar a qualidade de vida. Era por volta de 10h e a vítima estava próxima ao cruzamento das ruas José Pedro Daraia e João Pedro Paro quando, repentinamente, foi atacada pelas abelhas bastante alvoraçadas e agressivas. O aposentado começou gritar por socorro e populares tentaram o ajudar, mas a situação estava bastante crítica e os insetos já se aglomeram junto à vítima, que começou a se debater com as múltiplas picadas e caiu no chão. O socorro mobilizou equipes de resgate e emergência.
No boletim de ocorrência, a PM relata que, por volta das 10h20, foi informada por populares do ataque. Quando chegaram ao local os policiais depararam com a vítima no chão e um fluxo intenso de abelhas nas imediações, o que impossibilitou a saída da viatura e o socorro da vítima, que estava com o corpo coberto pelos insetos que pareciam ser da espécie “europa”.
De imediato foi acionado o Corpo de Bombeiros de Barretos e passada a localização do local. Os bombeiros, paramentados com vestimenta apropriada para esse tipo de ação, realizaram os procedimentos necessários pra que a equipe do Samu, que aguardava no local próximo à vítima, conseguisse socorrer o aposentado que foi encaminhado ao Pronto Socorro onde o óbito se confirmou. Os socorristas, que não dispõem do aparato correto neste tipo de atendimento, tomaram várias picadas tentando socorrer a vítima e precisaram se refugiar na unidade móvel e esperar a chegada dos bombeiros.
As abelhas atacaram várias pessoas e uma delas conseguiu se desvencilhar do enxame correndo bastante e entrando numa casa, mas precisou de atendimento no Pronto Socorro devido às várias picadas.
Comunicados de alerta foram repostados nos grupos de conversa pedindo para as pessoas evitarem passar pelas imediações do bairro Patrimônio e na Estrada Boiadeira, desvio do pedágio, durante o dia e não deixarem luzes externas das casas acesas. A área também foi isolada.
Os moradores das ruas João Pedro Paro, José Pedro Daraia e até de outros bairros foram picados por abelhas e ficaram em pânico dentro de casa com a grande quantidade de insetos sobrevoando a área. Transeuntes e ciclistas que passaram pela Estrada Boiadeira no final de semana e na segunda-feira foram picados.
Os moradores da região já tinham percebido alguns dias antes do ataque o aumento do número dos insetos nas redondezas. A Vigilância Sanitária e a Defesa Civil de Colina realizaram na noite de segunda-feira, dia 7, a remoção de pelo menos três focos de abelhas e, segundo consta, a atuação foi bem-sucedida.
