Você que é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afetado por descontos indevidos por associações, pode suspender a retirada do dinheiro. Todo processo pode ser feito digitalmente, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site de mesmo nome.
Antes de pedir a suspensão do desconto, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS para saber se sofreu alguma retirada não autorizada. O documento lista todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas. Qualquer movimentação desconhecida, valor diferente do habitual ou novos benefícios deve ser investigado.
Ao entrar no aplicativo ou no site Meu INSS, o segurado deve seguir os seguintes passos: acessar o aplicativo ou site Meu INSS, fazer login com CPF e senha do Gov.br, na página inicial clicar em “Extrato de benefício”, em seguida clicar sobre o número do benefício, aparecerá o extrato, onde constará o valor do benefício e os descontos, verificar todos os descontos de mensalidades associadas.
O INSS recomenda a abertura de uma reclamação na ouvidoria do órgão, pelo telefone 135 ou no próprio site ou aplicativo Meu INSS. O segurado também pode procurar a plataforma Fala.br da Controladoria-Geral da União, que unifica a ouvidoria de diversos órgãos federais.
