Pouco mais de duas semanas após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica conheceu na tarde de quinta-feira, dia 8, seu novo pontífice. O estadunidense Robert Francis Prevost foi eleito no segundo dia do Conclave, realizado na Capela Sistina, no Vaticano.
Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano.
Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago, sua cidade natal e trabalhou na ordem agostiniana.
Foi nomeado cardeal por Papa Francisco em 30 de setembro de 2023 e eleito Papa em 8 de maio de 2025, adotando o nome Leão XIV. É o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos e o segundo papa do continente americano.
Prevost era visto como um candidato menos destacado em comparação com outros papáveis, mas era aliado do Papa Francisco e considerado um candidato de compromisso. Em 2023, foi nomeado por Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos, presidente da Comissão para a América Latina e também se tornou cardeal, o que aumentou sua visibilidade para o conclave.
Sua eleição ocorreu no quarto turno e ele adotou o nome Leão XIV, fazendo um discurso em italiano e espanhol, usando vestimentas tradicionais papais. Leão XIV é o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho e o 267º papa na história.
ESCOLHA DO NOME
Em reunião com cardeais no sábado, 10, Leão XIV fez um discurso denso de espiritualidade, memória e perspectiva, o Pontífice falou da responsabilidade de ser escolhido o novo sucessor de Pedro e explicou porque escolheu o nome Leão XIV.
“O Papa Leão XIII, de fato, com a histórica Encíclica Rerum novarum, enfrentou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial; e hoje a Igreja oferece a todos o seu patrimônio de doutrina social para responder a uma nova revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, disse.
IGREJA PRECISA SER UM FAROL
O novo Papa celebrou sua primeira missa na sexta-feira e ressaltou que a igreja precisa ser um farol que ilumina as noites do mundo.
Leão XIV também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”.
“Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo”, afirmou Leão XIV, segundo a tradução oficial.
Ele pregou ainda que a Igreja Católica se identifique pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”. A fala passa uma visão semelhante à do papa Francisco, seu antecessor.
CHEFE DE ESTADO E BISPO DE ROMA
Além de Papa, Robert Prevost também assume mais dois títulos importantes. Ele assume o Bispado de Roma e passa a ser o chefe de estado do Vaticano.
O Vaticano, pequeno país que está situado dentro da cidade de Roma, na Itália, tem um governo monarquista absolutista e tem no Papa a figura de seu governante.
DIOCESE EXPRESSA ALEGRIA PELO NOVO PAPA
A Diocese de Barretos, liderada pelo Bispo Dom Milton Kenan Júnior, expressou em nota à imprensa a alegria e gratidão pela eleição do Papa Leão XIV.
Em uma mensagem de esperança, Dom Milton destaca a trajetória do novo Papa, que é natural dos Estados Unidos, atuou no Peru e tem ampla experiência na Igreja Mundial.
Ele ressalta que Leão XIV conhece a realidade da América e da Igreja, e que sua eleição inspira confiança para o futuro.
A Diocese reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pela evangelização, justiça social e dignidade humana, seguindo os ensinamentos de Jesus e obedecendo ao Papa. Por fim, reforça a importância de rezar pelo novo pontífice para que Deus o proteja, ilumine e o conduza em sua missão.


