Destaques da Semana

Leão XIV é o novo Papa

Pouco mais de duas semanas após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica conheceu na tarde de quinta-feira, dia 8, seu novo pontífice. O estadunidense Robert Francis Prevost foi eleito no segundo dia do Conclave, realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano.

Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago, sua cidade natal e trabalhou na ordem agostiniana.

Foi nomeado cardeal por Papa Francisco em 30 de setembro de 2023 e eleito Papa em 8 de maio de 2025, adotando o nome Leão XIV. É o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos e o segundo papa do continente americano.

Prevost era visto como um candidato menos destacado em comparação com outros papáveis, mas era aliado do Papa Francisco e considerado um candidato de compromisso. Em 2023, foi nomeado por Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos, presidente da Comissão para a América Latina e também se tornou cardeal, o que aumentou sua visibilidade para o conclave.

Sua eleição ocorreu no quarto turno e ele adotou o nome Leão XIV, fazendo um discurso em italiano e espanhol, usando vestimentas tradicionais papais. Leão XIV é o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho e o 267º papa na história.

ESCOLHA DO NOME

Em reunião com cardeais no sábado, 10, Leão XIV fez um discurso denso de espiritualidade, memória e perspectiva, o Pontífice falou da responsabilidade de ser escolhido o novo sucessor de Pedro e explicou porque escolheu o nome Leão XIV.

“O Papa Leão XIII, de fato, com a histórica Encíclica Rerum novarum, enfrentou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial; e hoje a Igreja oferece a todos o seu patrimônio de doutrina social para responder a uma nova revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, disse.

IGREJA PRECISA SER UM FAROL

O novo Papa celebrou sua primeira missa na sexta-feira e ressaltou que a igreja precisa ser um farol que ilumina as noites do mundo.

Leão XIV também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”.

“Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo”, afirmou Leão XIV, segundo a tradução oficial.

Ele pregou ainda que a Igreja Católica se identifique pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”. A fala passa uma visão semelhante à do papa Francisco, seu antecessor.

CHEFE DE ESTADO E BISPO DE ROMA

Além de Papa, Robert Prevost também assume mais dois títulos importantes. Ele assume o Bispado de Roma e passa a ser o chefe de estado do Vaticano.

O Vaticano, pequeno país que está situado dentro da cidade de Roma, na Itália, tem um  governo monarquista absolutista e tem no Papa a figura de seu governante.

DIOCESE EXPRESSA ALEGRIA PELO NOVO PAPA

A Diocese de Barretos, liderada pelo Bispo Dom Milton Kenan Júnior, expressou em nota à imprensa a alegria e gratidão pela eleição do Papa Leão XIV.

Em uma mensagem de esperança, Dom Milton destaca a trajetória do novo Papa, que é natural dos Estados Unidos, atuou no Peru e tem ampla experiência na Igreja Mundial.

Ele ressalta que Leão XIV conhece a realidade da América e da Igreja, e que sua eleição inspira confiança para o futuro.

A Diocese reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pela evangelização, justiça social e dignidade humana, seguindo os ensinamentos de Jesus e obedecendo ao Papa. Por fim, reforça a importância de rezar pelo novo pontífice para que Deus o proteja, ilumine e o conduza em sua missão.

Papa Leão XIV durante sua primeira mensagem aos fiéis, logo após ser apresentado como no sumo pontífice.
Robert Prevost em sua primeira aparição como Papa Leão XIV.