Principais Notícias

Justiça Eleitoral tem enorme apreço por ajuda voluntária

A Justiça Eleitoral está aceitando a inscrição dos interessados em atuar nas eleições de 2026 como mesário voluntário. O curioso é que o Cartório Eleitoral diariamente recebe inscrições, mesmo em anos que não há eleição como este que já contabiliza 20 no total.
O chefe do Cartório, Carlos Humberto Campos Júnior, disse que a Justiça Eleitoral tem enorme apreço por essa ajuda espontânea, pois entende que pessoas voluntárias exercem suas funções com mais motivação e comprometimento.
As inscrições podem ser feitas de diversas formas: diretamente no Cartório Eleitoral pelo fone (17) 3341-2060 (WhatsApp), pelo aplicativo e-Titulo ou pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br). As inscrições também são aceitas presencialmente somente com apresentação do título eleitoral ou documento oficial com foto. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 11 às 17h. Os interessados podem se inscrever até o encerramento da lista geral de mesários, que ocorre por volta dos meses de maio ou julho de anos eleitorais.
Os eleitores maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser mesários. É vedada a participação de candidatos, cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Não é aceita também a inscrição de membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargo de confiança do Executivo, dentre outros casos.
Além de contribuir para o fortalecimento da democracia, o serviço oferece uma série de benefícios, como dois dias de folga para cada dia trabalhado na eleição e mais dois para cada dia de treinamento, independentemente se foi presencial ou remoto; concessão de auxílio-alimentação de R$ 60,00 pela atuação (valor de 2024), dentre outras vantagens.