Barretos e Região Destaques da Semana Jaborandi Principais Notícias

Padre Luís Fernando completa 10 anos de ordenação sacerdotal

Missa em ação de graças será celebrada
hoje em Jaborandi

O padre Luís Fernando Matos do Nascimento, de 37 anos, completa hoje 10 anos de ordenação, dos quais 8 deles está à frente da Paróquia São Gabriel Arcanjo, em Jaborandi, onde exerce o sacerdócio desde 20 de julho de 2017, quando foi nomeado para a função de pároco.
Ele foi ordenado padre em 7 de agosto de 2015, na Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis, cidade onde nasceu, mas antes de chegar a Jaborandi foi presbítero na Catedral em Barretos, capelão da Santa Casa de Barretos e vigário na Paróquia Senhora Santana, em Ipuã.
O sacerdote foi o primeiro padre ordenado na Diocese de Barretos pelo bispo D. Milton Kenan Júnior que, juntamente com os demais padres diocesanos, celebram com o presbítero Luís Fernando a missa de ação de graças pelos 10 anos de ordenação sacerdotal.
“Convido todos a participar hoje, dia 7, às 19h30, na Igreja Matriz de São Gabriel Arcanjo, em Jaborandi, deste momento de alegria em minha caminhada vocacional. Tenho muitos amigos na Paróquia São José, em Colina, onde morei por dois anos e o padre Santana é um dos meus padrinhos de ordenação”, destacou padre Luís Fernando que acrescentou: “Do altar de minha ordenação até hoje, caminho impulsionado por esse chamado que arde em meu coração. Contemplo com gratidão a graça de Deus que nunca me faltou. Sua misericórdia me sustentou nas fraquezas. Sua bondade me surpreendeu nos momentos mais difíceis”.
Padre Luís Fernando continuou: “Reconheço, com humildade, que este ministério tão sublime foi confiado a um simples vaso de barro. Mas é justamente aí que resplandece o poder de Deus: em minha fragilidade, Ele manifestou sua força em minhas limitações, Ele fez transbordar a abundância de seu amor”.
DEIXAR TUDO PARA GANHAR TUDO
Para ele, um dos maiores desafios de ser padre na atualidade é, sem dúvida, evangelizar o povo de Deus em um mundo cada vez mais secularizado. “Vivemos em uma época em que o ser humano age como se Deus não existisse, e é justamente neste contexto que a igreja precisa estar presente, com o padre levando a palavra de Deus. É preciso mostrar que a fé continua relevante, mesmo em meio a tantas distrações e incredulidade. Mas essa missão também é repleta de alegrias. Ser padre é ser um pastor que vive e prega, celebrando a fé e dedicando sua vida às suas ovelhas. É deixar tudo para ganhar tudo”, afirmou.

Padre Luís Fernando foi o primeiro da Diocese a ser ordenado pelo bispo D. Milton há 10 anos, em Miguelópolis, terra natal do presbítero.

MEU PRIMEIRO AMOR
O sacerdote disse que ser padre em Jaborandi é uma alegria. “É uma comunidade pequena, com suas particularidades, mas marcada por um povo que sabe acolher, amar e cuidar. Um povo solidário, que caminha junto, que valoriza a fé e a presença do padre no meio deles. Jaborandi é meu primeiro amor, porque é a primeira paróquia onde exerço o ministério como pároco. Aqui aprendi, cresci, errei e recomecei… Aqui experimento o que é ser pastor de verdade: alguém que se doa, mas também é cuidado pelo rebanho. Sou grato a Deus por ter me enviado a evangelizar neste chão abençoado”.
O pároco com o coração cheio de gratidão, agradece por todos esses anos vividos entre o povo jaborandienses. “Desde minha chegada, fui acolhido com carinho, respeito e fé. Encontrei aqui um povo simples, generoso, solidário e profundamente humano. Vocês me ensinaram a ser padre com mais amor, paciência e entrega. Foram anos de crescimento, desafios, conquistas e, acima de tudo, de caminhada juntos. Cada celebração, visita, bênção e encontro foi sinal da presença viva de Deus em nosso meio”. Salientou: “Jaborandi sempre foi e será o meu primeiro amor, pois aqui assumi, pela primeira vez, a missão de ser pároco. E posso dizer, com alegria, que aqui fui enviado a evangelizar, mas também fui evangelizado. Muito obrigada, de coração, por tudo! Que Deus continue abençoando cada família, cada comunidade, cada gesto de fé e esperança deste povo querido. Contem sempre com minhas orações”.

Padre Luís Fernando que está à frente da Paróquia São Gabriel Arcanjo há 8 anos.

QUERER O QUE DEUS FAZ
Perguntado sobre os planos futuros, padre Luís Fernando disse que é deixar-se guiar pela bondade de Deus. “É ele quem deve conduzir minha vida e meu sacerdócio. Trago no coração uma frase de um grande santo da igreja: ‘Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz’. É nisso que creio: abandonar-me inteiramente nas mãos do Senhor e confiar na Sua condução amorosa”, concluiu o pároco.