Esporte terá mais duas modalidades: basquete e futebol feminino

O prefeito Mi foi o entrevistado do “Conexão Tudo de Bom”, transmitido pela 105 FM e nas redes sociais no último dia 6 e que teve a participação dos ouvintes que fizeram perguntas. No programa, o chefe do Executivo disse que a “engrenagem está rodando” e o planejamento feito em 2025 será executado neste ano.
Além da implantação do basquete e do futebol feminino de salão na grade esportiva do município, outra novidade, na área ambiental, é o Parque dos Ipês. “A área de lazer, ao lado do bairro Vila Hípica, com reflorestamento de ipê e aroeira, será utilizada pela população para a prática de caminhadas, piqueniques, confraternização, etc em um ambiente arborizado, mais fresco e em contato com a natureza. “Faremos o reflorestamento de mais de 3 mil mudas na ETAM ‘São Francisco de Assis’ para recuperação da área do córrego José Venâncio e também o reflorestamento no Jardim Califórnia. A pasta ambiental terá muitas realizações”, destacou o prefeito.
UNIFORMES E
ENSINO APOSTILADO
Mi também enumerou algumas realizações previstas neste ano, uma delas será a entrega do novo uniforme escolar no início do ano letivo e a implantação do sistema apostilado. “Para os professores, o sistema apostilado é novo e exige uma preparação de aulas diferente, o conteúdo é mais rico e o aprendizado facilitado para o aluno. Teremos a reforma e ampliação de algumas escolas, nova grade para implantação da Escola de Tempo Integral dentro do Ensino Fundamental (ciclo 1) em 2027 e a preparação do espaço físico para que isso aconteça”.
EXECUÇÃO
DE GALERIAS
“Estamos executando a galeria na Rua Ângelo Polizelli e faremos também na Rua José Camolesi, descendo até Av. José Francisco Azedo (Avenida das Cohabs). Estamos abrindo licitação para a galeria que sobe a a Av. Cel. Antenor Junqueira Franco, começando no Parque Débora Paro. Ali tem uma tubulação pequena que terá o diâmetro aumentado até a área do barracão e a construção de um novo ramal até a creche da Vila Hípica, deixando de causar transtornos à população”, explicou o prefeito que anunciou também aquisição de financiamento para a execução da galeria na região central. “Vamos trabalhar para que a aprovação do projeto e a execução da obra nos próximos anos”.
AMPLIAÇÃO ESPORTIVA E
ENERGIA SOLAR
O munícipe pode escolher a modalidade esportiva que mais gosta para se exercitar. “Hoje temos mais de 1.400 pessoas praticando esporte na cidade e incentivamos também a 3ª idade. Abrimos licitação para reforma do campo da Nova Colina. Os vereadores têm feito um bom trabalho, pontuando as petições onde é preciso”.
Mi abordou a adesão ao Programa Desenvolve SP para implantação de energia solar nos prédios municipais e, posteriormente, no Saaec. “Estamos gastando melhor o dinheiro público para que muitas melhorias sejam realizadas e regularizadas neste ano”.
SUS CÃO NO
PET CONTÊINER
“Trocamos o telhado do PET Contêiner e reformamos as baias para que, em fevereiro, o SUS Cão comece a funcionar no local. Outra meta é a castração dos cachorros abandonados para que sejam adotados futuramente, diminuindo os nascimentos e, consequentemente, o número de animais errantes. Os procedimentos em animais com tutores continuarão. No ano passado, fizemos cerca de 200 procedimentos”.
A Prefeitura executará a limpeza e manutenção na antiga piscicultura, que será transformada em canil. “Conseguimos uma verba, por meio da deputada Renata Abreu, para posterior parceria com uma ONG para atender as demandas do bem-estar animal. As pessoas estão abandonando os cães, o que aumentou muito a população canina nas ruas”.
FINANCIAMENTO INDIVIDUALIZADO
O prefeito respondeu a pergunta de uma ouvinte sobre as 40 casas que serão construídas no Patrimônio. “As inscrições, por meio de sorteio público, ainda não têm data definida e será marcada pela CDHU, mas faremos uma ampla divulgação para conhecimento da população”.
A Prefeitura possui na Secretaria de Indústria e Comércio uma pessoa apta para atender os munícipes interessados em construir ou financiar a casa, através do banco e construtoras. “É um mecanismo fácil, sem sorteio, para pessoas sem pendências no Serasa, com renda de R$ 1,8 mil a cerca de 2 mil. O FGTS pode ser usado como entrada para amortização do financiamento da casa individualizada, com garantias e prestações decrescentes. Quem não tiver restrição no nome consegue facilmente”.
VIABILIDADE DE FESTEJOS
Sobre parte dos festejos deste ano, o prefeito está estudando a viabilidade de realização dentro das condições. “Sabemos que o entretenimento é importante e não esquecer que precisamos pagar R$ 10 milhões de dívidas. Estamos estudando a possiblidade para não cometer erros.Precisamos priorizar as necessidades e fazer o melhor para a coletividade. Não podemos cometer loucura”.
O prefeito ainda citou várias metas para 2026, como a reforma da Escola Lamounier; as emendas parlamentares dos vereadores, indicadas no orçamento para execução no período não chuvoso, entre abril e junho, para reforma das UBSs do Nosso Teto, CDHU 2 e Vila Fabri. Ele também acrescentou as obras em andamento na pista de tênis do Parque Débora Paro, reforma do Centro de Convivência do Idoso, realização de licitação para a nova UBS, modelo PAC do Nosso Teto e do processo licitatório do CAPS. Na área de infraestrutura tem a execução da galeria da Av. Cel. Antenor Junqueira Franco; recapeamento e construção de calçadas na Vila Hípica, prolongamento da Rua Antônio Paulo de Miranda, atrás da Escola Lamounier com guia, sarjeta e asfalto.














