
Depois de sete anos, Colina faz parte das 70 cidades paulistas agraciadas com o título de MIT – Município de Interesse Turístico. O Projeto de Lei nº 779/25, relativo a Colina, foi aprovado no último dia 27 em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (Alesp), presidida pelo deputado André do Prado, que contou com a participação de prefeitos, representantes municipais e do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
A votação histórica é resultado da articulação da pasta estadual, que emitiu pareceres técnicos favoráveis aos municípios que atendem aos requisitos legais. A aprovação contou com a assinatura coletiva de 92 dos 94 deputados estaduais, incluindo o deputado Itamar Borges (MDB), que apresentou o projeto.
Colina integra o seleto grupo de municípios com reconhecimento oficial de seu potencial turístico. O Estado agora passa a ter 214 MITs, dez anos após a criação do título, instituído em 2015. Na região também foram agraciados com o título Catanduva, Colômbia, Guaraci, Monte Aprazível, dentre outras. O turismo representa cerca de 10% do PIB paulista.
As estâncias reconhecidas podem disputar, mediante o ranqueamento realizado a cada três anos, os recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), para projetos de infraestrutura turística. Os 70 novos municípios ainda não terão acesso imediato aos recursos e precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.
TÍTULO É UM PRESENTE
A visão empreendedora de Antônio Muniz, que já aguardava o reconhecimento de Colina como estância turística, é um presente, pois o título de MIT foi aprovado poucos dias antes da inauguração da Cervejaria Estância Colina, que acontece na noite de amanhã, dia 5.
O nome da Cerveja Estância Colina, que tem conquistado o mercado e o paladar dos apreciadores de uma bebida de qualidade, não foi dado por acaso pelo empresário. A intenção é promover visitas guiadas na fábrica para os visitantes conheceram o processo de fabricação industrial da cerveja e provar o sabor do produto, 100% colinense.
LEI DO MIT
A “Lei do MIT” não tem um criador único, mas o deputado Itamar Borges foi um dos coautores da legislação que criou os MITs em São Paulo, através de uma autoria coletiva na Assembleia Legislativa.
O processo envolveu vários deputados e o apoio da presidência da Alesp, sendo a lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. Itamar também atuou como presidente da Comissão de Turismo e acompanhou o processo, defendendo a importância do modelo de classificação. A Lei Complementar Estadual 1.261/2015 criou o título de Município de Interesse Turístico (MIT) e regulou seu funcionamento.
