Trabalho contínuo evita que material se torne em criadouro

O trabalho contínuo da Prefeitura, realizado no ano passado em oficinas, estabelecimentos do setor, residências e em diversos pontos da cidade, foi responsável pelo recolhimento de 3.205 pneus inservíveis, retirados de circulação, evitando que as milhares de unidades se tornassem em potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.
Todo o material coletado recebe destinação ambientalmente adequada, conforme a Resolução CONAMA nº 416, de 30/09/2009, contribuindo não apenas para a prevenção de doenças, mas também para a preservação do meio ambiente, evitando danos à natureza e ao espaço urbano.
A coleta de pneus ocorre duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, visando a eliminação de possíveis criadouros. O descarte de forma inadequada propicia o acúmulo de água e representa risco à saúde pública.
A Prefeitura segue firme no enfrentamento às arboviroses, com a continuidade da campanha permanente de coleta de pneus inservíveis ao longo de 2026. A ação é conduzida pela Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores, com atuação direta da equipe de agentes de endemias e apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.













