
A Black Friday é uma das mais importantes campanhas promocionais do varejo brasileiro. A data marca o início do período de compras natalinas e concentra grande volume de ofertas. O Procon-SP, inclusive, considera essa época como um momento de maior risco para os consumidores.
O coordenador do Procon Municipal, Edmar Solera, informou que em novembro e dezembro há uma maior procura para reclamações no Procon, devido às ações da Black Friday. “Embora a data principal seja amanhã, 28 de novembro, muitas empresas iniciam promoções logo no começo do mês, o que aumenta o movimento no comércio e, consequentemente, a procura pelos serviços do Procon”, destacou o coordenador.
Além das reclamações formais, muitos consumidores recorrem ao órgão de defesa do consumidor para esclarecer dúvidas, buscar orientações e entender seus direitos, especialmente em períodos de grandes promoções.
“As reclamações mais frequentes observadas no período da Black Friday, e que também aparecem no atendimento do Procon, são o atraso ou a não entrega dos produtos e itens diferentes do anunciado, incompletos ou danificados”, ressaltou Edmar que ainda citou mais exemplos, como o cancelamento do pedido após a compra e indisponibilidade do item anunciado (falta de estoque).
O coordenador ainda dá algumas orientações para evitar que o consumidor seja lesado nas promoções: pesquise preços antes: acompanhe valores com antecedência e registre evidências. Outra dica é desconfiar de descontos muito altos: evite sites desconhecidos ou links suspeitos. Ele também recomenda que o consumidor avalie frete e prazo: confira se o desconto compensa o custo e o tempo de entrega. “Conheça seus direitos no e-commerce: o consumidor pode desistir da compra em até 7 dias após o recebimento. Use canais de reclamação: em caso de problemas, procure o Procon. Denuncie práticas abusivas: notifique o Procon em casos de propaganda enganosa”.
Outro cuidado que o cidadão deve ter é com relação as fraudes, incluindo links suspeitos e sites falsos. “Compras realizadas fora das plataformas merecem atenção especial, pois, em diversas situações, a plataforma oficial não possui responsabilidade, dependendo do caso concreto”, explicou.
O Procon Municipal se coloca à disposição dos consumidores. O órgão funciona no Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 17h. O cidadão também pode manifestar sua reclamação através do site. Em caso de dúvidas e orientação procure o Procon Municipal, que funciona no Ganha Tempo.











