Partida inédita no país acontece em setembro
A National Football League (NFL), principal liga de futebol americano do mundo, confirmou na semana passada que Philadelphia Eagles x Green Bay Packers será o jogo a ser disputado no Brasil no dia 6 de setembro, em horário a ser definido, na Neo Química Arena (estádio do Corinthians), em São Paulo.
Esta será a primeira vez que a liga realiza um jogo não só no país como no hemisfério sul. A NFL já realiza jogos anualmente na Europa, em Londres e, desde o ano passado, na Alemanha.
O anúncio que o Brasil receberia uma partida foi feito em novembro do ano passado. Em março de 2024 o Philadelphia Eagles foi confirmado como um dos times presentes e no último dia 10 o Green Bay Packers foi anunciado como o time desafiante.
Além da partida, a NFL realizará em São Paulo várias ações para fortalecer ainda mais o esporte no Brasil. O país é o segundo maior mercado da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México, e nos próximos dois anos pode se tornar o maior.
Para receber este jogo São Paulo venceu uma disputa direta com Madrid, na Espanha, segundo o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.
“Com mais de 35 milhões de torcedores apaixonados no Brasil, a abertura da temporada regular de sexta-feira à noite de 2024 em São Paulo trará uma energia incrível – marcando um momento histórico para o nosso esporte internacionalmente”, disse Gerrit Meier, diretor da NFL.
A Neo Química Arena foi escolhida por já estar habituada a grandes eventos esportivos, como a abertura da Copa do Mundo e partidas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Para uma partida de temporada regular da NFL, porém, serão feitas algumas mudanças importantes.
A liga norte-americana trabalha, por exemplo, para que o estádio tenha 50 mil pessoas, acima da capacidade atual de 48 mil lugares. É algo que o Corinthians também já planeja, com a retirada de cadeiras de alguns setores, mas ainda assim deverão ser utilizadas arquibancadas móveis (como foi na Copa, mas agora em menor escala).
É que a NFL terá um outro desafio que deve impactar na utilização de alguns lugares mais próximos ao gramado.
O campo precisará de uma pequena expansão para conseguir acomodar sem maiores problemas as duas endzones (o campo de futebol americano é levemente mais longo que o de futebol) e às áreas técnicas ao lado da chamada sideline.
Além dessas mudanças mais visíveis ao público, há adaptações necessárias, por exemplo, nos vestiários, já que cerca de 100 pessoas devem circular no espaço destinado para cada time, entre os até 53 jogadores possíveis dos elencos, comissão técnica e estafe.
Anda não há informações quando começam a venda de ingressos para o jogo.