Principais Notícias

Saúde inicia campanha da “pólio” e amplia vacinação da dengue

Teve início na segunda-feira, dia 27, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que segue até o dia 14 de maio para imunização de crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo as que já estão com a vacinação em dia.

A Secretaria de Saúde destaca que as crianças menores de 1 ano devem atualizar a vacina da poliomielite, de acordo com o Calendário de Vacinação. A razão para a vacinação indiscriminada de todas as crianças nesta faixa etária é o risco de retorno da doença no Brasil, devido aos baixos índices de imunização nos últimos anos em todo o território nacional.

Mesmo aquelas crianças que estão com a caderneta de vacinação em dia, ou seja, todas as doses estabelecidas para a sua faixa etária, devem receber essa dose em forma de gotinha, garantindo assim um reforço na imunização.

DENGUE ATÉ 14 ANOS

A Secretaria de Saúde ampliou também a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que não podem ter contraído dengue por pelo menos 6 meses.

A imunização (atenuada) não poderá ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do Calendário de Vacinação.

A vacina contra a poliomielite e dengue estão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros: Vila Fabri e Nosso Teto, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 7 às 16h.  É preciso apresentar a carteira de vacinação e, no caso da dengue, o CPF e o cartão do SUS da criança que precisa estar acompanhada pelo responsável.