Esportes

Eurocopa começa amanhã com 24 seleções na Alemanha

Competição será disputada entre 14 de junho e 14 de julho

omeça amanhã, dia 14, a Eurocopa 2024 com 24 seleções do Velho Continente na disputa pelo título. A competição, chamada de “Copa sem Brasil e Argentina”, por reunir as principais seleções do mundo, com a exceção dos sul-americanos, será disputada na Alemanha até o dia 14 de julho, quando a acontece a grande decisão no Estádio Olímpico de Berlim.

O jogo que abre o torneio será nesta sexta-feira entre Alemanha x Escócia, às 16h, na Allianz Arena, em Munique.

Dez cidades alemãs foram escolhidas para sediar as partidas, sendo nove que já haviam sediado a Copa do Mundo de 2006: Berlim, Dortmund, Munique, Colónia, Stuttgart, Hamburgo, Leipzig, Frankfurt, Gelsenkirchen, além de Dusseldorf.

Os grupos foram formados assim:

Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça.

Grupo B: Espanha, Croácia, Itália e Albânia.

Grupo C: Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra.

Grupo D: Polônia, Holanda, Áustria e França.

Grupo E: Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia.

Grupo F: Turquia, Geórgia, Portugal e República Tcheca.

Se classificam para as oitavas de final os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados.

COMPETIÇÃO TERÁ TÉCNICO BRASILEIRO

Entre os 24 técnicos da Euro 2024, um deles é brasileiro. Sylvinho, ex-técnico do Corinthians, comanda a seleção da Albânia.

Ele assumiu a equipe após deixar o Timão em 2023. Em sua comissão estão o argentino Paulo Zabaletta e o brasileiro Doriva.

Após estrear pela Albânia com derrota, Sylvinho foi o responsável por guiar a Seleção em três vitórias e um empate nos quatro jogos seguintes, sendo o último um triunfo por 2 a 0 contra a Polônia do astro Robert Lewandowski. Com o resultado, os albaneses assumiram a liderança do Grupo E das Eliminatórias da Euro.

Com o desempenho e a classificação da seleção para a Eurocopa 2024, Sylvinho recebeu o prêmio “Águia de Ouro” diretamente do primeiro-ministro do país, Edi Rama.

Mas a tarefa na Euro não será fácil para a Albânia. Os “Deuses do Futebol” não foram muito gentis com o time de Sylvinho que está no chamado “Grupo da Morte” com a atual campeã Itália, a poderosa Espanha e a vice da Copa em 2018, a Croácia.

Sylvinho com o prêmio “Águia de Ouro”, recebido pelo desempenho como técnico da Albânia.