Em Colina campanha será no rádio
Começa amanhã e vai até o dia 3 de outubro, o Horário Eleitoral Gratuito em rádio e TV. Em Colina, a campanha será exclusivamente no rádio.
Serão dois tipos de propaganda eleitoral. O bloco em rede será destinado exclusivamente aos candidatos a prefeito, sendo transmitido em rede obrigatória de segunda a sábado em dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
As inserções, que rodam nos intervalos, somarão 70 minutos (28 para vereadores e 42 para prefeitos) ao decorrer da programação das emissoras, entre 5h e meia-noite, divididas em três blocos de audiência (das 5h às 11h, das 11h às 18h e das 18h à 0h).
DISTRIBUIÇÃO DE TEMPO
Na manhã da última quinta-feira, dia 22, foi realizada uma reunião entre representantes dos partidos e coligações, membros do cartório eleitoral e representantes das emissoras de rádio da cidade, onde foi definida a distribuição de tempo da propaganda.
O juiz eleitoral Fauler Felix de Ávila, que presidiu a reunião, explicou aos presentes que a distribuição de tempo da propaganda é feita da seguinte maneira: 10% de forma igualitária e os outros 90% levando em conta a representatividade dos partidos na Câmara Federal.
Dessa forma a coligação “Experiência e Juventude, Trabalhando por Colina” (Campanholi/Renê), formada pelos partidos PSD/MDB/PL e União Brasil, terá o maior tempo da campanha em rede 6 minutos e 16 segundos.
A coligação “Esperança Renovada, Futuro Garantido” (Mi/Rafael), formada pelos partidos Republicanos, PP, Federação PSDB/Cidadania e Solidariedade, terá ao todo 3 minutos e 4 segundos.
Por fim a chapa encabeçada por Daniel/Tutu, formada apenas pelo PSB, terá 40 segundos.
A ordem das inserções foi definida por sorteio e o candidato Mi abre o horário eleitoralde amanhã, seguido por Daniel e Campanholi.
Já nas inserções, o PL, será o partido com mais tempo durante o dia, 8 minutos e 7 segundos, seguido por União Brasil (4min58s); PSD e MDB (3min38s); Republicanos (3m29s); Federação PSDB/Cidadania (1min45s); PSB (1min26) e Solidariedade (53s).
105 FM GERA A REDE
Durante a reunião do último dia 22 ficou acordado entre as partes envolvidas que a 105 FM, empresa do Grupo Colinense de Comunicação, será a responsável pela geração da rede no Horário Eleitoral para prefeitos.
Isso quer dizer que a emissora receberá a mídia dos três candidatos, transmitirá as mesmas nos horários estabelecidos e as demais emissoras da cidade devem fazer a reprodução “puxando o sinal”.
Essa será a segunda vez que o trabalho de geração da rede será exclusiva da 105 FM, sendo a primeira em 2020. Vale ressaltar que as emissoras não recebem nenhum pagamento pela transmissão do Horário Eleitoral.
Todas são obrigadas por lei a reproduzir o horário em rede, caso os partidos não entreguem as mídias uma vinheta informando que o espaço está destinado à propaganda eleitoral deve ser veiculada.
No caso das inserções ao longo do dia, os partidos devem entregar as mídias em cada uma das emissoras e, caso não o façam, a programação da rádio segue normalmente.