(Por: Marcelino Silva)
A primeira reflexão que devemos fazer é. “Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer tirar a vida ou a dor”.
A dor da alma leva uma pessoa que ama a vida, mas está sofrendo, a mente que mente para as pessoas, começa a gerar ideias de suicídio, achando que morrer é a única opção, por isso precisamos estar atentos com as pessoas que convivemos quando elas começam a falar que é melhor morrer, que a vida perdeu a cor, que não vale a pena, etc. Precisamos estar sensíveis a essa fala, pois é um indício que a mesma está pensando em suicídio. Vivemos num mundo sistematizado onde a pessoa vale por aquilo que tem e não por aquilo que é. Também o uso da tecnologia de forma inadequada onde as pessoas mostram um mundo bonito, sendo que a realidade é completamente diferente do que se mostra. O vazio existencial é um outro fator que induz uma pessoa a pensar em suicídio, tentam preencher esse vazio com bebidas, drogas, sexo e tanta outras coisas, porém somente Deus pode preencher esse vazio. Portanto, a fé é fundamental para livrar o ser humano desses pensamentos negativos, porque a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus que é viva e eficaz para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Entretanto, os valores sociais e morais foram jogados na lata do lixo influenciados pelo uso inadequado da tecnologia.
Isso nos mostra que precisamos estar atentos para que todos juntos possamos prevenir e evitar o suicídio. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e a cada 4 segundos há uma tentativa do mesmo.
As doenças emocionais causam muitos transtornos para a pessoa acometida e as que vivem ao seu redor. Vivemos num mundo que escraviza as pessoas, seja pela moda, preocupação excessiva com aparência, sentimentos de inferioridades, de rejeição, sobre o que pensam a meu respeito, tudo isso é produzido pela história de cada pessoa, portanto é fundamental o domínio próprio. Para isso a pessoa precisa gerenciar seus próprios pensamentos que normalmente ficam de conteúdo negativo. Também a baixa autoestima é resultado do que pensamos sobre nós mesmos, somos exigentes com cobranças injustas que nos afetam e pioram nosso estado emocional. Tudo o que apontamos acima, é resultado da desconexão do homem de Deus, vivendo em busca de preencher o que somente o criador pode fazê-lo.