O antigo prédio que no passado abrigou o Projeto Aroeira está em obras para abrigar o Centro de Treinamento de Jovens, que vão atuar na Jaborandi Power, a primeira empresa pública do país de energia solar.
De olho no avanço deste mercado, Jaborandi sai na frente e todos os prédios públicos municipais serão dotados com esta moderna tecnologia, que é uma fonte de energia renovável e limpa obtida a partir da luz e calor do sol. Os primeiros beneficiados serão a Secretaria de Saúde e a Escola Olinto.
A Jaborandi Power também será habilitada para atender os órgãos públicos de outras cidades do Estado. A previsão é que o projeto se inicie no ano que vem. O investimento para instalação, aprovado pela Câmara, é de 2 milhões. Com este valor a prefeitura capta os recursos para instalação da energia solar nos prédios públicos.
Como a empresa é 100% focada no setor público está dispensada da licitação que está em andamento, mas isso não a isenta de ter competição de preços e serviços.
Todas as ações da empresa pertencem ao município que irá realizar a instalação da energia solar. A vantagem é que em três anos o investimento será pago com a redução de 90% no custo de energia.
A prefeitura firmou convênio de R$ 350 mil com o governo estadual, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, para a reforma do prédio que abrigará o projeto. O prazo de execução das obras é de 12 meses.