A Educação, Cultura e Empreendedorismo de Colina estão em festa! A frase define a entrega da grandiosa obra na noite do último dia 20 de setembro
A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania realizaram a solenidade inaugural do Centro Integrado de Educação e Cultura “Hugo Martins Tristão”, situado no Parque Débora Paro, na noite da última sexta-feira, dia 20 de setembro. A obra foi parcialmente financiada pelo FID – Fundo Estadual de Interesses Difusos, com contrapartida da Prefeitura de Colina.
A cerimônia de entrega contou com as presenças de autoridades municipais como o Prefeito, Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; a Responsável pelo Expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Profª. Elizabete Milani Neme; o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Engº. Jaci Salim Paro; o Secretário Municipal de Obras, Engº. Luciano Marin Spexoto; o Coordenador de Cultura, Gilberto Gonçalves; o Rotariano Napoleão Jorge, que foi o Mestre de Cerimônia, e o Padre José Roberto Alves Santana. O evento também contou com a participação de demais secretários municipais; diretoras de escolas; professores; servidores municipais; ex-prefeitos colinenses; familiares do senhor “Hugo Martins Tristão”, patrono do Centro Integrado de Educação e Cultura, e a população.
Estiveram presentes também, autoridades do Governo do Estado, como o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto; o Secretário Executivo, Raul Christiano Sanchez e o Coordenador do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, Elnatan Ferreira de Oliveira.
A solenidade iniciou-se com a bênção do prédio, pelo Padre Santana e, em seguida o Prefeito Dieb e sua esposa, Liliana, fizeram o desenlace da fita inaugural. Ao adentrar no espaço, autoridades e população foram recepcionadas pela bela apresentação do Grupo de Artes Integradas “Flor de Chita”, trazidos gratuitamente por intermédio do SESC de Catanduva; e além de conhecer as dependências do espaço, todos puderam apreciar as exposições: “Hugo Martins Tristão”; Museu Histórico Municipal “Dr. Cássio Nogueira Bertazzi”; Museu Municipal do Cavalo e o artesanato produzido pela equipe do Fundo Social de Solidariedade/Centro de Educação Complementar “Antonio Hideo Ikuma” (Super-Center).
No palco do auditório aconteceu o ato solene inaugural. Em homenagem ao senhor “Hugo Martins Tristão” – pela importante contribuição ao desenvolvimento cultural e artístico do município – a Presidente do Fundo Social, Profª. Liliana Taha e a Responsável pelo Expediente da Secretaria de Educação e Cultura, Profª. Bete Neme entregaram um mimo às suas filhas, Renata Martins Giacometti e Fernanda Martins Mendonça, que representaram a família; Logo após, o público conheceu um pouco da biografia do senhor Hugo.
Sobre a obra – O espaço, com área construída de 1.525,51m², compreende: auditório climatizado e palco com acessibilidade; camarins masculino e feminino; sanitários feminino e masculino com acessibilidade; sala de projeção; salão multiuso com acessibilidade; recepção; hall de exposições; administração e secretaria; sala multiuso; copa e área de serviço; almoxarifado; palco externo; Sistema de Combate à Incêndio com detectores de fumaça, extintores e hidrantes; e pintura geral interna e externa.
A responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prof.ª Bete Neme cumprimentou a todos e lembrou a tristeza naquele janeiro de 2017, quando a obra sofreu um grave incêndio e destacou a alegria no semblante de todos, presentes na cerimônia de inauguração, com a entrega dessa majestosa obra, um magnífico equipamento de educação, cultura, lazer e entretenimento. “Que bom que Deus nos faz sensíveis às dificuldades, mas também nos mantém sonhadores, esperançosos e resilientes frente aos desafios. Esses predicativos, sobretudo, se fortalecem nas parceiras que fazemos ao longo da nossa trajetória de trabalho. Agradeço às empresas e empresários patrocinadores, que compartilhando do nosso entusiasmo e conscientes da importância humanitária da sua contribuição para a sociedade local, solidariamente ofereceram apoio financeiro para a aquisição de grande parte das poltronas desse auditório. Sobre a escolha do patrono – “Hugo Martins Tristão”, seguramente uma homenagem perfeita a esse grande artista colinense de vida simples, mas consagrado nacional e internacionalmente, e sobretudo de um talento indescritível que vai seguir em memória inspirando outros talentos artísticos”
A Prof.ª Bete Neme finalizou, dizendo: “que esse novo equipamento tenha o encantamento de conectar as pessoas; de proporcionar entretenimento, grandes e felizes encontros e um legado de educação e cultura para a população, proporcionando o acesso do cidadão colinense à cultura num espaço com qualidade, conforto e acessibilidade, e na sua própria cidade. Obrigada a todos que prestigiaram e compartilharam conosco a inauguração do Centro Integrado de Educação e Cultura Hugo Martins Tristão”.
O Prefeito Dieb cumprimentou a todos e destacou sua alegria, satisfação e gratidão em entregar à população de Colina o tão sonhado Centro Integrado de Educação e Cultura. “Todas as conquistas implantadas no setor educacional são fruto de planejamento e de um Plano de Governo que prioriza a Educação, Cultura e o Empreendedorismo. Estamos sempre trabalhando com responsabilidade para garantir importantes investimentos à nossa população. Essa obra beneficia a população nas mais diversas áreas, como por exemplo, na cultura, lazer, educação e entretenimento, além de proporcionar acessibilidade a idosos e pessoas com deficiência, com total conforto e segurança”.
Dieb destacou que a Educação é prioridade em sua gestão e agradeceu a parceria do Governo Estadual. “Quero ressaltar meus agradecimentos ao Governador Tarcísio de Freitas, pelo brilhante trabalho desenvolvido em todo o Estado de São Paulo, em especial, pela parceria com Colina; ao Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; ao Secretário Executivo, Raul Christiano e ao Coordenador do FID, Elnatan de Oliveira, pela presteza em atender nossa cidade, dando total apoio com o aporte significativo de recursos do FID, fundamental para a concretização desse audacioso projeto, essa obra tão importante e grandiosa”.
Dieb acrescentou: “agradeço também às empresas e empresários, que ofereceram apoio financeiro para a aquisição de parte das poltronas do auditório do Centro Integrado de Educação e Cultura, são eles: CTL Provedora de Internet; Décio Lopes e Família (Grupo Lopes); Fauzi Taha e Família (Riber); Leia Malaman Tornelii (Posto Tornelli); Profissional Colinense de Futebol, Luiz Felipe (Fefê); Sucorrico- Indústria de Suco; Tereos Açúcar e Energia; Tome Leve Supermercados; Universidade UNIFAFIBE e Riad Sammour e Família (Bandeirantes S.A.). Muito obrigado pela contribuição financeira e motivacional de cada um. Este espaço é, sem dúvida alguma, um local de grande relevância para a realização de encontros corporativos, como por exemplo, reuniões, palestras, exposições, entre outros, para atender empresas, indústrias, comércios, enfim, toda a população”.
A cerimônia inaugural foi encerrada com o show da consagrada dupla colinense “Zé Vitor & Eduardo”, que gentilmente doaram a sua apresentação ao público presente.
Confira os flashes da solenidade inaugural.