O Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas e depressivas do mundo. Muito sabemos, mas pouco fazemos. Muito nos foi ensinado, mas será que da maneira correta?
Acelerar e dar o nosso máximo é exigido diariamente, descansar e às vezes dar o nosso mínimo nunca foi nem cogitado. Parece até impossível para alguns. Logo vem o sentimento de culpa e desejo por fazer e entregar sempre mais. Com isso vem a necessidade de controle: “já que me esforço e faço tanto, por que não sou retribuído logo?” “O que tem de errado comigo?” “Por que fulano consegue e eu não consigo?”. Comparações e cobranças o tempo todo. Esquecemos de olhar para dentro. O olhar está voltado para fora, para a grama do vizinho, com isso esquecemos de cuidar da nossa. Quem não fica ansioso e/ou depressivo?
Todos nós possuímos dias felizes e tristes, dias mais e outro menos corridos. Todos nós passamos por dificuldades, uns mais, outros menos. É apenas a vida acontecendo. E a vida que importa é a nossa. Primeiro a gente se cuida para depois cuidarmos do outro. É mais fácil cuidar do outro, olhar para dentro dói e dá um baita trabalho, porém esse trabalho é necessário para que possamos enxergar as nossas misérias – como somos miseráveis (só se acha bom quem nunca tentou ser bom de verdade).
Não existe uma única causa para que a ansiedade e a depressão se manifestem em nossas vidas. Afinal, somos biológico, psicológico e espiritual, quando algo falha, a gente adoece. Nossas ações e hábitos de hoje, serão refletidos no nosso futuro. O que você tem feito por você?
Tem se alimentado de forma saudável? Tem feito atividade física? Consegue entender que você não é o que fizeram com você, mas sim o que você escolheu ser com o que fizeram com você?
Saúde mental importa e precisa ser lembrada constantemente. Ansiedade e depressão tem tratamento e você pode viver uma vida repleta de sentido se tratado(a) de forma correta.
Atendimento psiquiátrico acima de 16 anos. Agendamento pelo WhatsApp (17) 99719-1720

Dra. Débora Paro Drubi
(CRM-SP 199.999)
