Destaques da Semana Polícia

Operação integrada da Polícia Civil resulta em 12 prisões, apreensão de drogas, cigarros e mais de R$ 23 mil

Um comboio de viaturas da Polícia Civil, com policiais de diversas cidades, chamou a atenção da população na última quinta-feira, 4. O dia ainda nem tinha amanhecido por completo quando os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva e 2 de prisão temporária em diferentes partes da cidade.
O Poder Judiciário expediu os mandados com fundamento em elementos de informação reunidos ao longo da investigação criminal, que culminou com inquérito instaurado na Delegacia de Colina. A ação, denominada “Operação Espinafre”, contou com o apoio das equipes da DIG, DISE e Central de Polícia Judiciária de Barretos, Delegacias de Olímpia, Guaíra, Jaborandi e Polícia Militar.
As diligências foram iniciadas de forma simultânea a partir das 06h00 da manhã, contando com logística previamente planejada e execução coordenada entre as forças de segurança envolvidas.
Como resultado, além do cumprimento integral dos mandados, 8 pessoas foram presas em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas, conforme previsto no art. 33, caput, da Lei nº 11.343/2006, e 01 em flagrante pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. A maior parte das prisões ocorreu em imóveis previamente identificados como pontos de armazenagem e comercialização de entorpecentes.
A operação resultou na apreensão de 354g de maconha (parte em tijolo e parte esfarelada); 173g de cocaína (divididos em saquinhos), 59 pedras de crack; R$ 23.339,00 em espécie; 26 celulares devidamente lacrados, com solicitação de perícia e extração de dados. Também foram apreendidos 3 pendrives, balança de precisão e aproximadamente 500 microtubos vazios, embalagens plásticas tipo “sacolé” e rolo de papel alumínio.
Os policiais ainda encontraram nos locais 8 caixas de cigarros de origem estrangeira, contendo ao todo 159 maços, cuja comercialização é proibida no território nacional, configurando-se, nesse caso, também a prática do crime de contrabando, tipificado no art. 334-A do Código Penal.
Os objetos apreendidos serão devidamente periciados e integrados ao conjunto probatório nos respectivos inquéritos policiais, os quais seguem instruídos e representados junto ao Poder Judiciário.
A Operação Espinafre representa mais uma ação bem-sucedida de repressão ao tráfico de drogas na região, consolidando o trabalho integrado entre as unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar, com foco na neutralização de núcleos criminosos organizados que vinham operando em Colina e adjacências.
MAIS UMA PRISÃO
Ainda durante as diligências, os policiais foram acionados, sendo informados de que um indivíduo estaria descumprimento medidas protetivas de urgência. Rapidamente deslocaram até o endereço e constataram a situação, prendendo em flagrante o suspeito pelo crime de Descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência.