Dia 16 – Quinta-Feira – Dia de Santa Edwiges
19h30 – Procissão e Missa na comunidade Santa Edwiges – Cohab 3
Dia 17- Sexta-Feira
19h30 – Missa com ordenação Presbiteral do Diácono André – Barretos
Dia 18 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 19 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
10h30 – Batizados na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 21 – Terça-feira
20h – Missa na comunidade Santo Antônio – Nosso Teto
Dia 22 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na Matriz
20h – Reunião dos catequistas
SER A ORAÇÃO, VIVER A ORAÇÃO!
A oração insistente conduz a liturgia da Palavra deste próximo final de semana. Paulo na sua carta a Timóteo (2Tm 3,14.4,2) – afirma que é preciso insistir “oportuna ou importunamente”. Trata-se de insistência paciente, mas confiante na justiça, como a viúva do trecho do Evangelho de Lucas 18,1-8 – a qual, diante da intransigência do juiz, não deixa de buscar aquilo que desejava. A oração delineia uma espécie de estilo de vida, em que não há desistência.
Moisés no texto do Exôdo 17,8-13 – testemunha essa mesma insistência por meio da imagem dos “braços erguidos”. A vitória no conflito com os amalecitas não dependeu tanto da força do braço e das armas, senão que da confiança advinda da prece incansável do alto da colina.
Rezar não é uma ação no meio de outras ações, nem um gesto exterior que deve ser cumprido como obrigação. A Palavra de Deus ensina que, na base de tudo, está a oração; é como se ela estivesse antes de tudo, durante tudo e depois de tudo. Cabe-nos respirar oração. A vida espiritual madura não é uma conquista pessoal nem um ato heroico; é, antes, o esforço de abertura da vida para que a graça de Deus possa encontrar espaços disponíveis para realizar maravilhas.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA
Pároco