Destaques da Semana

Final de semana de homenagens aos mortos

O Dia de Finados neste domingo, dia 2, tradicionalmente começa com a missa celebrada em frente ao Cemitério Municipal, às 7h30. A visitação se intensificou nesta semana com os serviços de limpeza dos túmulos e reformas realizados pelas famílias. A visitação também está maior com a proximidade do Dia dos Mortos.
O Cemitério está recebendo várias melhorias que serão percebidas pelo público, uma delas é a reforma completa do cruzeiro, local de preces e de acender velas. A Secretaria de Saúde faz alerta para que os visitantes adotem medidas preventivas no combate ao Aedes.

Cemitério passa por melhorias sob nova direção

O Cemitério Municipal está passando por um amplo processo de revitalização e modernização sob a direção do secretário, Vinicyus Fernando Lopes Correia “Tchê”, que está realizando diversas melhorias com foco em proporcionar mais dignidade, organização e cuidado aos visitantes.
Uma das melhorias e novidade para Finados foi a reforma do cruzeiro, que ganhou uma nova imagem religiosa e revestimento moderno, devolvendo ao local sua importância simbólica e espiritual.
“O trabalho de limpeza e manutenção tem sido constante e reforçado. Além de garantir um ambiente mais acolhedor, as ações também são voltadas para o combate a possíveis focos de larvas do mosquito da dengue, mantendo o cemitério em conformidade com as medidas de saúde pública e prevenção”, destacou o secretário que informou também que está em andamento o reboco de todos os túmulos que ainda não possuíam acabamento, promovendo uma padronização visual e mais respeito ao espaço sagrado.

Vinicyys Correia “Tchê”, secretário do cemitério e do velório.


Outra melhoria em estudo é a pavimentação das áreas de terra ainda existentes dentro do cemitério. A proposta é utilizar pedras de paralelepípedo que foram retiradas da cidade há alguns anos, reaproveitando o material de forma sustentável e preservando a memória histórica do município.
RECADASTRAMENTO
“Estamos desenvolvendo um trabalho de recadastramento dos túmulos abandonados. Cartas estão sendo enviadas aos munícipes e publicações estão sendo feitas nas redes sociais para informar e localizar os responsáveis pelos jazigos, buscando organizar os espaços e evitar o abandono de sepulturas”, afirmou Vinicyus que acrescentou: “Também está em planejamento a construção de novas carneiras, atendendo às famílias que desejam adquirir novos espaços. Em reunião com o prefeito Mi, foi solicitado que o município estude formas de facilitar o pagamento das novas carneiras, tornando o processo mais acessível à população colinense”.
O secretário disse que o objetivo é resgatar o respeito e a dignidade deste espaço, que guarda a memória de tantas famílias colinenses. “O trabalho será contínuo e com o cuidado que a nossa cidade merece”, concluiu.

Finados reacende preocupação com a dengue

Trabalho de vistoria no Cemitério é frequente para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O movimento no Cemitério aumentou nos últimos dias com a proximidade de Finados, celebrado neste domingo, 2 de novembro. Os munícipes aproveitam esta semana para a limpeza, pintura e pequenas reformas nos túmulos.
Com uma visitação maior no Cemitério Municipal também aumenta a preocupação com a dengue. A Prefeitura divulgou nas redes sociais um vídeo orientando os cuidados que é preciso ter para evitar a proliferação do Aedes aegypti. A vistoria no local é realizada periodicamente pelos agentes do Controle de Vetores para eliminação de potenciais criadouros.
A Prefeitura, junto à Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica/Controle de Vetores e Administração do Cemitério Municipal, pede que a população redobre os cuidados durante Finados.
A orientação é que a água dos vasos seja substituída por areia e que os mesmos contenham furos no fundo que permitam o escoamento da água em caso de chuva. Não utilize papel celofane, plásticos ou outros materiais para envolver o vaso que podem reter água, mantenha os recipientes em cima dos túmulos limpos e secos.