Dispositivo contra o câncer de pele é lançado pelo Hospital de Amor

Foi inaugurado na manhã de terça-feira, dia 25, na região dos Lagos, em Barretos, o Solmáforo, dispositivo público que mede, em tempo real, a intensidade da radiação ultravioleta (UV) e indica, por meio de cores, o nível de risco da exposição solar.
A iniciativa do Hospital de Amor alerta sobre a importância da prevenção do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o triênio 2023-2025, é de 220 mil novos casos de pele não melanoma, sendo o tipo de câncer mais comum no Brasil.
O “Solmáforo” integra o projeto RETRATE, desenvolvido pelo hospital barretense, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da exposição solar desprotegida e incentivar hábitos preventivos.
O dispositivo foi idealizado inicialmente pelo professor Tomás Santibañez, da U-Visor de Viña del Mar, no Chile. Pensando na conexão com a prevenção ao câncer de pele, o estudante do ensino médio Francisco Vazquez pesquisou o tema e propôs trazer o Solmáforo para Barretos.
O funcionamento é simples: a cor exibida no painel indica o nível de risco da radiação solar naquele momento, ajudando as pessoas a se protegerem de forma adequada. Além disso, o Solmáforo possui um QR Code que direciona para o aplicativo RETRATE, no qual é possível enviar fotos de lesões suspeitas de câncer de pele para avaliação médica especializada.
Unindo tecnologia, saúde pública e educação preventiva, o dispositivo amplia o acesso à informação e à rede de saúde, aumentando as chances de diagnóstico precoce da doença.
A instalação do Solmáforo é resultado da união de esforços entre o Hospital de Amor, a Prefeitura de Barretos, a U-Visor (Chile), o CNPq e o Ministério da Saúde. O projeto simboliza um marco para a cidade, consolidando seu papel como referência em inovação e promoção da saúde.











