Principais Notícias

Região embaixo d’água

A frase é apenas um comparativo para expressar que a chuva não tem dado trégua, principalmente no final de semana. Chove há dias e os índices que medem a precipitação pluviométrica são atualizados constantemente.

Fevereiro tem sido atípico em grande parte do território nacional. O mês ainda não completou duas semanas e, em muitas cidades, já superou o volume de chuvas registrado em todo o mês de fevereiro do ano passado. Não é só isso: no domingo, a chuva que durou horas atingiu a média mensal em um único dia.

De acordo com pluviômetros, aparelhos que medem a quantidade de chuva, instalados em propriedades rurais e imóveis da cidade, choveu cerca de 312 mm nos dez primeiros dias de fevereiro.

Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo retomou no domingo, dia 8, o gabinete de crise para chuvas e deslizamentos. A iniciativa ocorre após a previsão de chuvas superar a marca dos 100 mm por dia, considerada de perigo extremo.

Segundo o órgão estadual, as chuvas são decorrentes da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os maiores acumulados foram registrados na Faixa Leste, Litoral e Noroeste do estado.

Impactos em Colina

Em Colina, o impacto é visível com o comprometimento do asfalto causado pelas enxurradas. O volume de água incessante acaba aumentando a extensão de buracos já existentes e abrindo novos.

Na zona rural, o solo encharcado pode provocar o rompimento de curvas de nível e acelerar as erosões.

Previsão

A previsão é de mais chuva.