Jaborandi

Alimentação saudável é a proposta da Escola de Culinária

A antiga Central de Alimentos que não recebia melhorias desde a sua inauguração há 30 anos agora abriga uma nova Cozinha Piloto por meio do Projeto Estadual “Cozinhalimento” que vai sediar a Escola de Culinária. O espaço, totalmente revitalizado, foi entregue aos munícipes na manhã de terça-feira, 13.

Os recursos foram viabilizados pelo então secretário de Agricultura, Itamar Borges, que incluiu Jaborandi no projeto após apresentação de pedido do prefeito Silvinho e vereador Antônio Luiz de Lima Júnior.

O município firmou parceria com a Secretaria Estadual, no valor de R$ 50 mil, para a execução das obras de reforma, recuperação de equipamentos e aquisição de novos utensílios. “A nova Cozinha Piloto vai abrigar a Escola de Culinária que vai capacitar jovens e adultos para uma alimentação saudável. Serão oferecidos cursos com práticas nutricionais sustentáveis, treinamentos e eventos educativos no combate ao desperdício, à manipulação adequada e utilização das partes não convencionais dos alimentos”, enfatizou Silvinho durante seu pronunciamento.

A secretária Alessandra Vianna (Assistência/Desenvolvimento Social), frisou a importância do novo conceito do local que vai integrar Assistência Social, Saúde e Educação. “Aqui vamos ensinar as práticas de uma alimentação saudável para então melhorarmos a qualidade de vida das pessoas, que inclui, inclusive a redução do consumo de remédios. Afinal nós somos o que comemos”, frisou Alessandra.

ESCOLA DE CULINÁRIA

O vereador Júlio Cardoso, representando a Câmara, parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Fui surpreendido pela minha filha que pediu para fazer a sua inscrição na Escola de Culinária, que será desenvolvida neste local. Isso é gratificante e mostra que, por meio desta nova geração, será possível implantar práticas mais saudáveis no nosso dia a dia”, destacou o vereador.

O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar através de parceria entre as Secretariais de Educação, Assistência/Desenvolvimento Social e Governo, tendo os alunos da Rede Municipal de Educação como público-alvo no contraturno escolar. Porém, no período noturno, os cursos serão voltados aos adultos que buscam o controle da hipertensão e diabetes por meio de uma alimentação adequada.

REMÉDIOS

O secretário de  Governo,  Rodrigo Almeida, revelou ao público que durante o censo realizado no início da gestão foi detectado elevado consumo de remédios entre os jaborandienses, sendo a hipertensão e o diabetes as doenças mais apontadas.

“Sabemos que estas doenças sofrem uma grande influência da má alimentação. Portanto este espaço vai ser de grande utilidade para buscarmos uma vida mais saudável e restabelecer a saúde de forma natural”, ressaltou o secretário.