Destaques da Semana

Queimadas são proibidas em qualquer época do ano

Defesa Civil Municipal está de prontidão 24h

A incidência de fogo e queimadas se acentua durante a estiagem, período em que a umidade relativa do ar atinge níveis abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

É por isso que, principalmente, nesta época do ano os cuidados são redobrados já que qualquer fagulha pode ocasionar um incêndio de grandes proporções, devastando grandes áreas de mata, provocando a morte de animais, comprometendo a rede elétrica/telefônica, dentre outros malefícios. Além disso, a fuligem e a fumaça prejudicam a qualidade do ar, agravando ou provocando doenças respiratórias que afetam principalmente crianças e idosos.

A queima do lixo doméstico, folhas ou outros materiais também é proibida, bem como o mato proveniente da limpeza de terrenos. É preciso dar a destinação correta para todo o tipo de material, utilizando todos os meios de descarte disponibilizados pela prefeitura.

O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 292 ocorrências de queimadas em Colina no ano passado, sendo 46 delas entre junho a setembro, período mais crítico em virtude da estiagem.

CRIME AMBIENTAL MULTA 

“A prática de queimada é proibida em todas esferas, da federal até a municipal, sendo considerada como crime ambiental. Toda infração é passível de aplicação de multa”, explicou o engenheiro Jaci Salim Paro, secretário de Planejamento e Meio Ambiente (SPMA) e coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que está de prontidão dia e noite para atender a população.

A prática de queimadas é proibida, conforme o Código de Posturas do Município (Lei nº 05/1999), que prevê multa de 8 UFESP, 16 na reincidência, podendo chegar até 48 UFESP. O valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de R$ 34,26.

A fiscalização e atuação são feitas em conjunto com toda equipe da COMDEC que funciona 24 horas em caso de  denúncia de queimadas pelo fone 3341-2263. Em caso de incêndio de grandes proporções à população deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193). A SPMA publica também diariamente, por meio do Facebook (Colina Spma), a umidade relativa do ar, mudança de temperatura e demais informações relativas ao clima, etc.  

EVITE RISCOS

No período de estiagem é preciso proteger à saúde e evitar alguns riscos para propagação de incêndios. As medidas já são conhecidas: economize água, evite atividade física ao ar livre das 10 às 16h, mantenha-se hidratado/aumente o consumo de frutas e vegetais, não solte fogos de artifício, não faça fogueiras e nem jogue cigarros ou fósforos às margens de rodovias.