Principais Notícias

Cartilha incentiva voto jovem

Banner da campanha lançada pelo TRE-SP.

Faltando menos de um ano para as Eleições do ano que vem, o TRE-SP lançou o “Guia do Jovem Eleitor”, uma cartilha preparada para orientar novos eleitores sobre o processo de alistamento, a segurança da urna eletrônica e o papel do cidadão na consolidação da democracia.
O guia faz parte da campanha “Meu voto, minha escolha” para estimular os jovens a tirarem o primeiro título. O voto é facultativo na faixa etária de 16 e 17 anos, tornando-se obrigatório a partir dos 18, no entanto, adolescentes de 15 anos, que completarão 16 até 4 de outubro de 2026 (data do 1º turno das eleições) podem solicitar a emissão do título de eleitor.
ALISTAMENTO
A cartilha explica, de forma simples e acessível, como agendar pela internet o atendimento nos cartórios eleitorais para emitir o título. Apesar do agendamento on-line, o comparecimento presencial ao cartório é indispensável para a coleta da biometria, usada para liberar a urna eletrônica no momento da votação. O prazo para solicitar o título se encerra em 6 de maio de 2026.