
O município tem registrado o aumento de casos de influenza,(gripe) doença respiratória contagiosa que pode causar sérias complicações, principalmente em crianças, gestantes e idosos com fatores de risco.
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde fazem um alerta para os munícipes intensificarem as medidas preventivas e, em caso de sintomas, procurar atendimento nas Estratégias de Saúde da Família mais próximas de casa.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Leite Chaves Ribeiro, reforça a importância da imunização com a vacinação anual que continua sendo a principal forma de prevenção. A recomendação é que mesmo as pessoas vacinadas devem lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool 70%, utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir a boca ou nariz ao tossir e espirrar. É importante também evitar tocar olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato com pessoas gripadas ou locais com aglomeração.
Outra dica é a adoção de hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e boa hidratação para fortalecer o organismo e reduzir o risco de complicações.
Menino morre com suspeita de Influenza
A gripe influenza é a provável causa da morte de um menino de 11 anos, que apresentava comorbidades e estava internado na Santa Casa de Barretos. A declaração à imprensa foi feita pelo vice-prefeito do município vizinho, Mussa Calil Neto, que também informou que outra criança de 10 anos, com o mesmo diagnóstico, está internada no hospital em estado grave. Nos dois casos, nenhum dos pacientes foi vacinado contra a doença.
