Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 01/10 a 06/10

Dia 01 – Sexta-feira

15h – Exposição do Santíssimo na Matriz

18h – Bênção do Santíssimo Sacramento – Oração do Ângelus e distribuição da                 Eucaristia na Matriz

19h30 – Missa na matriz em louvor a Santa Terezinha do Menino Jesus

Dia 02 – Sábado – Dia dos ANJOS DE GUARDA

19h – Missa na Matriz

Dia 03 – Domingo – Vamos celebrar antecipado o Dia de S. Francisco de Assis

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 06 – Quarta-feira – Dia de São Benedito

19h30 – Missa em louvor a S. Benedito e Novena na Matriz

  “IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES”

A relação homem-mulher é símbolo da relação Deus-homem. Deus é o esposo do ser humano, que ele ama com amor eterno. O ser humano é esposa de Deus, que, mesmo infiel, não é abandonada por Deus. A Bíblia é a história deste amor incrível, cuja prova extrema é a morte de Jesus na cruz por aqueles que o rejeitam e traem. Nós nos tornamos “alguém” (um ser único e insubstituível) na medida em que nos relacionamos com os outros. A nossa dignidade humana é a de ser interlocutores e parceiros de Deus e dos outros. Não há maior dignidade que a de Jesus, no qual Deus esposou indissoluvelmente a nossa humana e cada um de nós. É o que belamente ensina a Gaudium et Spes: “Por sua encarnação, o Filho de Deus uniu-se de algum modo a todo ser humano” (Gs 22). A relação de Jesus com os pequenos que “toca”, “abraça”, “abençoa” e impõe as mãos”, demonstra a ternura e compaixão divina; gestos e atitudes tão necessários na Igreja de hoje.

Numa sociedade fria, de relações virtuais e interesseiras, Jesus nos ensina que a comunhão cresce e se alimenta no encontro concreto entre as pessoas.

Jesus propõe um novo tipo de relacionamento entre os dois. Não permite o casamento em que o homem pode mandar a mulher embora, nem vice-versa.

O Evangelho de Mateus 19,10-12 acrescenta uma pergunta dos discípulos sobre este assunto. Eles dizem: “Se a gente não pode dar uma carta de divórcio, é melhor não casar”. Preferem não casar do que casar sem o privilégio de poder continuar mandando na mulher. Jesus vai até o fundo da questão. Há somente três casos em que ele permite a uma pessoa não casar: 1) impotência, 2) castração e 3) por causa do Reino.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco