Jaborandi

“Jaborandi está vivendo uma revolução no setor educacional”, destaca Silvinho

Desde que assumiu a prefeitura o prefeito Silvinho tem implantado mudanças estruturais no sistema educacional em todos os níveis de ensino.

Logo no início do ano a CEMEI  “Neide Cardoso Fogaça” e a EMEI “Carmo Sforcini” ganharam um consultório pediátrico, onde é feito atendimento duas vezes por semana de forma preventiva e contínua. “Levamos o médico até às crianças. Esta é uma novidade que amplia o acesso à saúde e contribui em muito para um melhor aprendizado”, disse Silvinho.

As unidades infantis atendem cerca de 300 crianças de 0 a 5 anos que também recebem alimentação balanceada com acompanhamento de nutricionistas.

APOIO À GESTANTE

Sílvio também lembrou que antes mesmo da criança frequentar o ensino infantil a mãe recebe total acompanhamento durante a gestação. Médicos especializados e uma equipe multidisciplinar prestam atendimento gratuito durante o pré-natal e as mães também recebem cesta básica balanceada.

ENSINO FUNDAMENTAL DIFERENCIADO

O prefeito ressalta que no Ensino Fundamental os alunos convivem com uma nova realidade. “Os estudantes vão vivenciar uma revolução educacional com o ensino integral nas Escolas Olinto e Arcanjo Gabriel. No período inverso às aulas eles terão oficinas (aulas) de Inglês, Informática (FABLAB), Natação, Vôlei, Futebol, Atletismo, Violão, Culinária e muito mais”, disse.

Ele explicou que algumas dessas atividades serão ministradas no CIEB, que hoje dispõe de um moderno laboratório de informática (FABLAB) e o recém-inaugurado cinema onde será possível reforçar o aprendizado com filmes que abordam conteúdos pedagógicos específicos.

O prefeito também salientou que as atividades esportivas vão se concentrar na Escola Olinto que vai passar, em breve, por uma reforma para construção de um moderno complexo de atletismo e uma piscina semiolímpica para estimular essas atividades.

“Isso tudo vai contar com profissionais de educação física, habilitados para incentivar a prática esportiva com segurança e acompanhamento permanente”, declarou Silvinho. Ele também ressaltou que um psicólogo e um assistente social vão integrar a equipe multidisciplinar.

1º CURSO SUPERIOR

Outra novidade no ensino é o lançamento do primeiro curso superior a ser ministrado na cidade. Trata-se do polo da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) que vai funcionar no CIEB. A previsão é que aconteça a partir de 2022 com o curso de graduação em programação com direito a 30 vagas.

INCENTIVO FISCAL

Esta revolução educacional requer investimento e o município vai buscar parcerias por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, onde as empresas poderão fazer a doação de até 1% do Imposto de Renda. Para tanto, uma equipe da prefeitura já está visitando empresas e apresentando o projeto que vai estimular o esporte e revelar futuros craques.

“Esta é a revolução que o ensino de Jaborandi merece. Priorizamos uma educação com base no desenvolvimento sustentável. Vamos incentivar e criar oportunidades para todos. Este é o objetivo principal da nossa Administração”, finalizou o prefeito.