Destaques da Semana

“Venâncio”: há 8 décadas educando os colinenses

Cápsula do tempo enterrada na escola foi uma das atrações de aniversário

O mês de novembro foi de festa para a EMEF “Cel. José Venâncio Dias” que tem uma história inspiradora para motivar as novas gerações. O prédio que abriga a escola, considerada a mais antiga da cidade, completou 80 anos no último dia 27.

Em 1926, ano de emancipação do município, o Grupo Escolar de Colina, que mais tarde se tornaria na Escola Venâncio, funcionou primeiramente em um casarão emprestado pelo Cel. Luciano de Mello Nogueira que ficava do lado de cima da linha férrea. Foi quando, inclusive, surgiu o movimento para a construção da Ponte Alice Dias (1936) para se evitar que principalmente os alunos atravessassem a estrada de ferro. O terreno onde a escola foi construída foi doado ao Estado pelo senhor Modesto Junqueira. A obra teve início em 1939 e a inauguração, em 27/11/1941, foi comemorada com uma grande festa pela população porque finalmente Colina tinha a primeira escola, que passou a denominar-se Grupo Escolar “Cel. José Venâncio Dias” em homenagem ao maior doador de terras para a fundação do município.  

A diretora Ágata Puga disse que a “Venâncio” conserva alguns móveis da sua inauguração, arquivos muito antigos dos primeiros alunos e um livro de 1941 que faz parte do acervo da biblioteca da escola. “Por tudo que a ‘Venâncio’ representa para os colinenses não poderíamos deixar o aniversário sem comemoração. Toda comunidade escolar e equipe pedagógica se envolveram nas atrações que foram programadas com a dedicação que a data merece não só pela sua história, como também pela sua excelente estrutura disponibilizada à população e a beleza da arquitetura”, destacou a diretora que recebeu também o apoio da prefeitura. Além de atender alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano), a “Venâncio Dias” oferece o EJA – Educação de Jovens e Adultos, é sede dos cursos de EaD da Unirp e mantém o curso de Açúcar e Álcool da Etec Barretos.

ALUNOS INTERAGIRAM COM CONVIDADAS

A programação teve início no dia 23 com a visita de personalidades que fazem parte da história da escola. Os alunos receberam para um bate-papo a ex-professora Carmelita Melillo Garcia, de 87 anos, que viveu parte da vida na “Venâncio”, única escola que lecionou por 25 anos, de 1963 a 1988, quando se aposentou. Ela se emocionou com o convite e disse aos alunos que a escola está muito conservada, melhor do que deixou há 33 anos.

A outra convidada foi Maria Eugênia Marin, que ingressou como aluna em 1957, retornou em 1975 para dar aulas e, em 1978, assumiu o cargo de secretária de escola após ser aprovada em 1º lugar em concurso público. Trabalhou na escola por 26 anos até a aposentadoria. 

Na noite do dia 24 aconteceu o relato de experiências dos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, feira de profissões com a participação dos estudantes da ETEC Rafael Brandão de Barretos, da EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, do Polo da Unirp e apresentação musical do projeto A Rede de Desenvolvimento Social.

O ápice das celebrações aconteceu na quinta-feira, 25, com as  apresentações dos alunos e plantio de uma muda de resedá onde também foi enterrada uma cápsula do tempo com cartinhas dos estudantes, fotos e o exemplar do Jornal “O COLINENSE” da última semana. “As carinhas escritas pelos alunos com mensagens e os desejos para o futuro foram colocadas dentro da cápsula que será desenterrada em 2041, quando a escola completar seu centenário”, salientou Ágata. A programação se encerrou no sábado, 27, data dos 80 anos, com a exibição de um vídeo nas redes sociais. A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação e as coordenadoras dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino, Elaine Nogueira e Luiza Maia, participaram das celebrações.

Confira mais fotos: